8 coisas que boas esposas têm em comum

Se você é uma esposa dedicada que está sempre em busca de fazer o melhor para a harmonia e felicidade em seu casamento, este artigo foi escrito para você.

Suely Buriasco

É interessante, de quando em quando, parar para refletir sobre o que parece óbvio, como por exemplo, as atitudes de uma boa esposa. Isso porque envolvidas em tantos afazeres, acabamos menosprezando coisas que são de grande importância para o relacionamento conjugal.

A fim de provocar uma análise, vamos enumerar algumas características comuns nas esposas altamente eficientes:

1- Elas são boas em organização

Claro que a ajuda do marido é muito bem-vinda, principalmente quando a mulher também trabalha fora e tem pouco tempo para tantas atribuições. No entanto, uma boa esposa sabe manter as coisas a contento e organiza, como ninguém, o funcionamento da casa e os assuntos da família.

2- Incentivam a ajuda

Ao invés de reclamar a falta de ajuda, elas incentivam os maridos elogiando as suas iniciativas, mesmo não sendo da maneira como gostariam, pois sabem que a crítica os afasta de qualquer trabalho doméstico.

3- Elas não tentam prender seus maridos

Boas esposas têm autoconfiança, por isso não perturbam a relação com sentimentos de ciúmes ou chantagens emocionais. Desejam que seus maridos sintam prazer de estar com elas e não sufocados, loucos para “cair fora” do controle que sufoca.

Advertisement

Leia: 5 lições para deixar de ser uma pessoa controladora

4- São admiradoras de seus cônjuges

Elas sabem o quanto é essencial admirar seu cônjuge e manifestar esse sentimento, primeiro porque é verdadeiro e segundo porque o efeito é muito positivo para o relacionamento. Pessoas que se sentem admiradas tendem a se superar cada vez mais.

5- São bem-humoradas

Boas esposas são, necessariamente, boas consigo mesmas, afinal ninguém consegue ser para os outros o que não é para si mesmo. Elas estão sempre envolvidas em projetos pessoais, por isso são de bem com a vida, apreciam as coisas simples e possuem o sorriso fácil.

6- São companheiras

Representam o apoio que o marido precisa para manter-se firme diante de qualquer adversidade. São grandes incentivadoras e diante dos desafios demonstram em palavras e, principalmente, em atitudes que são parceiras com as quais eles podem sempre contar.

7- Sabem conciliar

Prezam por manter a harmonia na relação, por isso costumam ser companhias agradáveis e evitam queixas e lamentações. Quando não estão satisfeitas falam de seus sentimentos sem cobranças e buscam o consenso, encerrando realmente o assunto.

Advertisement

8- São excelentes parceiras sexuais

Tentam entender os desejos e gostos do marido e, desde que não firam suas crenças e valores, procuram se adaptar a eles, aprendendo a apreciá-los também. Mostram-se atraentes e demonstram o quanto gostam de ser seduzidas pelo homem amado.

Leia

4 componentes para um sexo incrível e saudável no casamento

Pode ser que ao chegar até aqui você esteja se perguntando: e os maridos? Nós é que temos que fazer tudo? Um casamento feliz é, certamente, resultado do trabalho de ambos os cônjuges e o homem tem grande responsabilidade em relação à sua esposa.

Ponderei em “A mulher é reflexo do seu homem” que: (…) sabe-se que uma relação sadia só é possível quando duas individualidades distintas se propõem a compartilhar uma vida juntas.

Entretanto esse artigo, em especial, é endereçado a você, esposa dedicada, que aceita o desafio de fazer a sua parte na construção de uma relação plena com seu marido.

Advertisement

Que seu caminho seja iluminado!

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.