9 coisas que você nunca deve fazer depois de uma briga
Superar uma briga pode ser difícil. Aqui estão algumas coisas que jamais devem ser feitas depois de uma briga.
Megan Shauri
As brigas nem sempre terminam em abraços e beijos. Uma briga entre um casal significa que eles discordam de alguma coisa. Ela pode envolver gritos e berros, ou pode não envolver palavra alguma, mas antes, um tratamento silencioso ou tentativas mais passivo-agressivas de tornar seus sentimentos conhecidos. Mas o importante é como você se recupera de uma briga; como você supera a briga e segue em frente. Aqui estão algumas dicas sobre o que não fazer depois de uma briga.
Leia: 10 coisas feias maridos terríveis fazem para suas esposas
1. Conte para todo mundo
É natural querer de seus amigos e familiares justificativas para seus sentimentos, e que melhor maneira de obtê-lo senão postando on-line sobre suas brigas ou ligando para sua mãe para esguichar o que aconteceu com você?
Essa, contudo, é uma das piores coisas que você pode fazer. Uma vez que você põe para fora, para que outros saibam, você não poderá voltar atrás. Muito provavelmente você fará as pazes com o seu companheiro e as coisas voltarão a ser como antes, serão felizes novamente; mas os outros não experimentarão o sentimento de reconciliação. E a opinião deles sobre o seu companheiro poderá mudar devido a coisas que você disse quando estava com raiva. É bem provável que você acabe se arrependendo de ter contado aos outros o que aconteceu, por isso é melhor manter essas coisas para si mesmo até as brigas cessarem.
2. Deixe muito tempo passar antes de buscar a reconciliação
Quanto mais tempo vocês levarem para resolver suas diferenças, mais difícil será superá-las. Permitir que os sentimentos se agravem somente trará mais raiva para a questão. Algumas pessoas precisam de um tempinho para se acalmar, fazer uma caminhada ou pensar sobre o que aconteceu. Tão logo consigam colocar os pensamentos em ordem, voltem e resolvam as coisas. Isso pode custar mais algumas rodadas de discussão, mas quanto antes resolver isso, mais cedo poderão seguir em frente.
3. Alimente a raiva
Alimentar a raiva é fácil. É mais difícil perdoar, perceber que nem todo mundo é perfeito de acordo com a sua definição, e que você precisa ser capaz de aceitar seus defeitos e amá-los ainda assim. Depois que minha raiva inicial diminui, eu me pego pensando nas coisas boas sobre meu marido, as coisas que me fazem amá-lo, e que me permitem deixar a raiva ir embora e seguir em frente. Tente fazer isso em vez de permitir que as coisas que lhe tiram do sério continuem invadindo sua mente.
4. Deixe o mesmo problema continuar a lhe incomodar
Se vocês se encontram em uma briga constante pela mesma coisa, então isso não está resolvido, e continuará a ser um ponto de discórdia. Reservem um momento, quando vocês dois estiverem tranquilos, para tentar discutir a questão com calma. Talvez encontrar um mediador para ajudá-los a expressar seus sentimentos sem ficarem excessivamente emocionais. Até que o problema esteja realmente resolvido, vocês não serão capazes de seguir em frente em seu relacionamento.
5. Não aceite um pedido de desculpas
Mesmo que você ainda esteja bravo ou chateado, se alguém estiver realmente pedindo seu perdão, disponha-se a dá-lo. Reter o perdão somente prolonga o problema e piora a situação. Se você ainda precisa de tempo para se acalmar, deixe a pessoa saber disso. Mas, ainda assim, tente verdadeiramente aceitar seu pedido de desculpas.
6. Aja como se nada tivesse acontecido
Uma das piores coisas que você pode fazer é fingir que nada aconteceu. Se algo lhe perturba, deixe seu companheiro saber para que você possa resolvê-lo e seguir em frente. Se não fizer isso, você poderá um dia acabar explodindo por pouca coisa, graças a tudo o que você mantém trancado dentro de si. Tendo dito isso, lembre-se de escolher suas batalhas. Se você cria picuinhas por coisas mínimas, isso pode ser desgastante e frustrante para ambos. Saiba quando algo realmente precisa ser discutido e quando você pode relevar.
7. Seja teimoso
Às vezes, a teimosia pode durar mais tempo que a raiva. Se você acha que está certo e não está disposto a ver o ponto de vista do outro, ou se recusa a ceder; recue e tente enxergar se você está mais determinado em estar certo do que em resolver o problema. Não seja teimoso apenas para ser teimoso.
8. Mencione a palavra divórcio
Basta dizer qualquer coisa sobre se divorciar, e a bola começa a rolar. Se alguém nutre esse tipo de pensamento, é como se dissesse que não está disposto a trabalhar no problema, mas que prefere ir embora. Há momentos em que um casamento não funciona, mas na maioria das vezes os problemas podem ser resolvidos. Torne isso uma regra, sequer mencionar esta palavra em suas conversas. Isso fará uma enorme diferença em relação à direção que suas batalhas estão tomando.
Leia: A causa número 1 de divórcio pode não ser o que você pensa
9. Não beije nem faça as pazes
É importante chegar a um ponto na discussão em que vocês se sintam melhor. Tirem um tempo para se beijar e fazerem as pazes. Digam um ao outro que se amam, e peçam desculpas, para que ambos possam seguir em frente. Se um dos dois ainda estiver chateado, dê um tempo até se certificar de que ele ou ela esteja bem. Não vá embora, não se afaste; torne uma prioridade encerrar completamente a briga antes de mudar de assunto ou a fazer outra coisa.
Brigar nunca é divertido, mas por não cometer esses nove erros, suas brigas serão mais facilmente resolvidas. Lembre-se de continuar amando aquele com quem você está brigando, e tenha em mente que você pode dar fim aos desentendimentos.
_Traduzido e adaptado por Erika Strassburguer Borba do original 9 things you should never do after a fight