9 coisas que você nunca deveria pedir ao seu cônjuge

Independentemente de quantos anos vocês têm de casados, JAMAIS façam esses pedidos ao seu cônjuge! NUNCA!

Stael Ferreira Pedrosa

O casamento é o desejo de encontrar aquela pessoa que irá completar seu mundo, ser o parceiro, o melhor amigo e depositário do seu amor para sempre. O problema é quando um tenta projetar no outro (ou exigir) aquilo que o outro não pode dar. Querer que o outro seja exatamente como desejamos é um erro e pedir isso é injusto. Abaixo 9 coisas que você jamais deve pedir a seu cônjuge:

1. Escolher entre você e a família dele

Independente dos problemas que um cônjuge tenha com a família do outro, esse é um pedido absurdo. Embora seja justo que seu cônjuge o eleja a pessoa mais importante de sua vida, os laços de amor com a família dele não vão se dissolver e nem devem. Os pais e irmãos são referências importantes de vida e objeto de amor de todos nós. Exigir que o seu cônjuge rompa esse vínculo importante é colocá-lo em uma situação injusta e trazer para o casamento uma carga de rancor que aos poucos pode implodi-lo.

2. Ouvir todos os seus problemas

“Homens e mulheres tendem a ter objetivos diferentes com a comunicação”, diz o especialista em relacionamento, David Bennett. Esperar que o outro ouça todas as picuinhas do mundo de cada um é exigir algo que está além da capacidade do cônjuge. Tenham um diálogo sempre aberto onde haja espaço para discutir os problemas reais, desabafar e buscar soluções.

3. Só ter olhos para você

Um olhar para admirar a beleza de alguém não é um problema. A maioria desses olhares é involuntária. Se sentir que o seu cônjuge está olhando por mais tempo do que devia ou mesmo flertando, confronte-o diretamente. Mas, faça isso apenas se for uma situação real. Não se deixe guiar pelo excesso de imaginação.

4. Desistir dos seus sonhos ou projetos de vida

Quando o seu cônjuge não tem paixões, objetivos de vida ou sonhos, ele torna-se uma pessoa sem vida, sem rumos, dependente e claro, chata, pois o único objetivo de vida será você e aí os problemas surgem.

Advertisement

Geralmente esse tipo de pedido vem do sentimento de que o trabalho, estudo ou hobby do outro é uma maneira de ignorar o cônjuge, então a exigência aparece em forma de comportamento infantil, sabotagem e chantagem emocional. Segundo Pierrakos e Sally, autoras sobre casamento, esse é um comportamento de bebê. A criança exige que todos satisfaçam o que ela deseja. “Quando esse desejo não pode ser satisfeito – e nunca pode – sua frustração é absoluta”. Identifique seu comportamento infantil e elimine-o.

5. Parar de encontrar os amigos

Tal pedido é cruel e injusto. Caso seja por ciúmes, ainda que justificados, deve haver uma comunicação eficaz entre os cônjuges no sentido de criar limites. Cabe ao cônjuge que tem um amigo que não honra fronteiras, decidir romper ou afastar-se pelo bem do casamento. Lembre-se que embora as amizades sejam uma dádiva, o seu casamento é infinitamente mais importante e o sacrifício poderá ser necessário em alguns momentos.

6. Ser uma pessoa diferente

Quem exatamente o outro deve ser? É como se casar com uma pessoa e depois querer trocá-la por outra. Quando há aspectos indesejados no comportamento do outro isso pode ser trabalhado (ou não). As diferenças podem ser o aspecto faltante, segundo Aldo Carotenuto, “a parte em sombra de sua própria personalidade. Juntos, é como se essas duas polaridades pudessem reconstituir-se em unidades. Cada um dos parceiros procura na relação a completude de seu ser”.

7. Lembrar de cada momento especial em seu relacionamento

As mulheres tendem a reter memórias emocionais melhor do que os homens. Se seu marido parece não se lembrar de uma data próxima, como o aniversário de casamento, aborde o assunto sem acusações; diga: E então, o que vamos fazer para comemorar nosso aniversário? Ficar emburrada ou suspirando pelos cantos é desnecessário e improdutivo. Ele nem vai saber o porquê. Como diz a terapeuta de relacionamentos Nakya Reeves, “é irrealista esperar que ele interprete a profundidade do seu suspiro. Especialistas do FBI passam por anos de treinamento para isso”.

8. Compartilhar todos os seus interesses

Este pedido é no mínimo chato. O outro não tem que gostar do que um gosta. Ter um tempo separados, desfrutando dos próprios hobbies é saudável e reforça o vínculo. Tina B. Tessina, outra terapeuta resume: “Deem-se a chance de sentir a ausência do outro ao longo do tempo”, diz ela. “Isso criará um comportamento de conquista e o sentimento de apreciação.”

Advertisement

9. Ser sempre o adulto da relação

Ter um comportamento infantil de tratamento silencioso e de reter afeto a fim de que as coisas sejam do seu jeito é contraproducente. Isso certamente criará mágoa e afastamento. Segundo a Dra. Reeves “é uma das formas mais destrutivas de comunicação no relacionamento – cria um ciclo negativo que só piora e cria raiva e ressentimento”. A Dra. Reeves sugere que ao invés de retrair e silenciar, diga o que lhe incomoda franca e diretamente.

Leia também: As 5 fases do casamento e como sobreviver a cada uma delas

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.