9 diferenças entre relações amorosas maduras e imaturas

Quando sabemos distinguir entre uma relação madura e uma relação imatura somos capazes de fazer pequenas mudanças que poderão melhorar muito a relação a dois.

João Martins

Não é a idade que nos torna maduros; até arrisco em afirmar que também não são as experiências que vivemos que nos tornam em adultos maduros. Conheço crianças e jovens que são bem maduros para a idade que têm; por outro lado, conheço adultos que já passaram por muitas experiências e são muito imaturos nas duas decisões e atitudes em relação à vida. A maturidade é algo que está ligado às nossas escolhas e à intenção com que fazemos cada uma das escolhas.

5 sinais de que seu casamento está amadurecendo na direção certa

No amor, as relações também podem ser maduras ou imaturas e as diferenças podem ser enormes. Casais maduros olham o amor como algo que pode durar para sempre. Casais maduros não olham o amor como algo doloroso, mas sim, olham com uma paz de espírito que os faz dar o seu melhor a cada dia. Vamos ver algumas dessas diferenças:

1. Relações imaturas fazem perguntas; relações maduras respondem a perguntas

As relações imaturas são baseadas na dúvida: “ele me ama?”, “ela me estará traindo?”, “esse namoro vai durar mais de uns meses?”. Estas perguntas apenas causam dúvida e a dúvida leva a uma diminuição na confiança e ao ciúme exagerado.

Casais maduros não precisam fazer esse tipo de perguntas – eles sabem as respostas. Numa relação madura existe a confiança e um amor que é a resposta maior a qualquer pergunta – “eu sei que ele/ela me ama”.

Advertisement

2. Relações imaturas deixam-nos a desejar por algo; relações maduras nos dão o que precisamos

Nas relações imaturas existe um vazio, algo que falta, mas que não se sabe bem o que é e onde encontrar. Mesmo quando o casal está junto sentem que falta algo – e é apenas uma sensação que nenhuma das partes fala. Para tentar preencher esse vazio o casal tenta as mais variadas coisas como aumentar a intimidade física ou até tentar preencher esse vazio com presentes, viagens, jantares caros.

Nas relações maduras esse vazio não existe. O amor que sentem um pelo outro preenche qualquer vazio e mesmo que os dois estejam em silêncio apenas olhando nos olhos um do outro, não irá faltar nada. O amor que sentem é o suficiente para os preencher.

3. Relações imaturas focam no completar; relações maduras focam na complementaridade

Existe aquela ideia de que nós vamos encontrar “a nossa metade”, como se nós estivéssemos incompletos e a outra pessoa nos irá completar em tudo o que nos falta. Relações imaturas são baseadas nesse conceito, pois tentam ser um procurando o que lhes falta e dificilmente encontram.

Nas relações maduras o que acontece não é isso; existe a noção de que nós temos fraquezas, mas também temos virtudes. Eles serão um na harmonia das suas fraquezas e virtudes, no propósito de tornar duas pessoas imperfeitas em pessoas melhores a cada dia que passa, e farão isso unidas.

4. Relações imaturas perdem ânimo; relações maduras tornam-se mais fortes com o tempo

O amor pode ser visto como uma fogueira: um casal imaturo irá usar o calor dessa fogueira até ele terminar e, quando o fogo se apaga, eles se separam e procuram por outra fogueira para se aquecerem.

Advertisement

Para as pessoas casadas que perderam a emoção do

Um casal maduro irá fazer diferente; eles irão usar o calor da fogueira, mas sabem que o fogo irá eventualmente apagar se nada for feito, por isso eles saem à procura de mais madeira para manter a chama forte; eles abanam o ar para alimentar o fogo e cuidam da madeira para que o fogo não fique abafado e sem ar. Um amor tem de ser cuidado e, fazendo isso da melhor forma e a dois, ele irá ficar mais forte à medida que o tempo passa.

5. Nas relações imaturas discute-se por mensagens de texto; nas relações maduras as discussões são sempre cara a cara

Nos dias de hoje, com as redes sociais, com as mensagens de texto e até com os e-mails, uma pessoa fica surpreendida sempre que ouve uma voz humana. Quando o casal discute cara a cara é possível entender que por trás de cada palavra está um gesto, uma expressão e um sentimento. Nós podemos olhar nos olhos e ver o que realmente a outra pessoa sente.

Um casal maduro discute e luta pelo seu futuro como casal, enquanto um casal imaturo irá esconder-se por detrás da tela do celular e chamarão a isso uma relação.

6. Relações imaturas servem para encontrar a nós próprios; nas relações maduras nós já sabemos quem somos

As relações não devem ser vistas como um meio para atingir um fim, isto é, não podemos entrar numa relação para resolver todas as nossas fraquezas e para conhecer as nossas virtudes. Esse tipo de pensamento cria uma pressão enorme na pessoa que amamos.

Advertisement

Uma pessoa madura já usou os anos da sua vida de “solteiro” para descobrir quem é – as suas virtudes e fraquezas. Uma pessoa madura tenta, a cada dia, ser melhor e resolver o que não é bom, ela sabe que a pessoa que ama está lá para a apoiar e que a ama pela pessoa que é.

7. Relações imaturas julgam o seu passado; relações maduras aceitam o seu passado

Todos nós temos um passado. Uma pessoa imatura irá julgar-nos pelo nosso passado e até poderá usá-lo como arma numa hora instável da relação (como para justificar desconfiança, por exemplo).

Numa relação madura existe a aceitação de que todos temos um passado e que o que é importante é a pessoa que somos hoje.

8. Nas relações imaturas existe a ameaça de terceiros; nas relações maduras aceita-se conhecer novas pessoas

Na nossa vida existirão sempre pessoas novas a conhecer e até pessoas do nosso passado que pensávamos esquecidas.

Nas relações maduras essas pessoas novas não serão uma ameaça para a relação, nem mesmo ex-namorados/as serão um problema porque existe uma forte confiança no amor que sentem. Nas relações imaturas o ciúme estará fora de controle.

Advertisement

9. Relações imaturas vivem segundo um plano preconcebido; as relações maduras permitem que o amor flua

Não existe um tempo certo para casar, um tempo certo para se ter um filho. Quando se ama nós devemos permitir que a relação flua sem resistência e pressões. Pressionar um casamento, por exemplo, pode fazer com que um casal, ainda sem fortes alicerces, seja forçado a fazer um compromisso para o qual ainda não está preparado para viver. Tudo tem o seu tempo.

“O homem chega à sua maturidade quando encara a vida com a mesma seriedade que uma criança encara uma brincadeira.” – Friedrich Nietzsche

Toma un momento para compartir ...

João Martins

João Martins é um biofísico com uma paixão pelo ensino e busca de conhecimento. Podem enviar uma mensagem ou seguir no Facebook: https://www.facebook.com/joao.martins.1401 ou no google+ https://plus.google.com/u/0/+JoaoMartinsJPM/posts