A felicidade é a finalidade do casamento

Um casamento normal é aquele em que os cônjuges se sentem satisfeitos e buscam conviver em grande harmonia.

Suely Buriasco

Muito se ouve falar sobre o casamento e, quase sempre, das dificuldades desse relacionamento. Além das piadas, alguns comentários chegam a ser até mesmo grosseiros e provocativos. Em contrapartida, o que ocorre é que as pessoas continuam a buscar seus pares na ânsia de construir um relacionamento harmônico e feliz. Sabe por que isso acontece? Porque as pessoas almejam ser feliz.

A acomodação

Dizem que a rotina é a grande vilã dos relacionamentos duradouros, no entanto, precisamos desenvolver hábitos que nos mantenham seguros para cumprir nossas obrigações e responsabilidades. Assim, rotinas planejadas a dois, que não excluam elementos surpresas, parecem ser o ideal e então o que realmente conspira contra o casamento é a acomodação em situações desgastantes que provocam insatisfação. A zona de conforto é o lugar onde nada muda, evolui ou anima; é um estado de desmotivação consigo mesmo, com o outro e com a própria vida. Quem acha que é normal viver dias após dias sem nada que o estimule ou agrade está fadado a relacionamentos frios e distantes que nada têm a ver com relacionamento amoroso.

Leia: 5 comportamentos que trazem perigo ao relacionamento

A frustração

Colocar expectativas excessivas no cônjuge, como em qualquer pessoa é arriscar-se a grandes desilusões. Quando você conta com algo como certo e isso não acontece, a frustração pode tomar dimensões perigosas para a saúde do casamento. É preciso que se compreenda que as pessoas são complexas, têm pontos de vistas diferentes e dificilmente correspondem ao que se idealiza delas; isso é muito positivo, desde que as diferenças sejam respeitadas. É importante compreender que não são as pessoas que nos decepcionam, mas nós é que colocamos expectativas nossas em pessoas diferentes.

Leia: 10 formas de lidar com as frustrações no casamento

Advertisement

A retomada

Em João 10:10 encontramos a afirmação do Cristo: “(…) vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”.

É preciso ter em mente que não é normal o casamento não trazer felicidade, muito menos viver um relacionamento complicado, insatisfatório e infeliz. O que, realmente, condiz com a união de duas pessoas que se amam é viver um casamento abundante em todos os aspectos. Portanto, não aceite afirmações do tipo “casamento é assim mesmo” para justificar a inércia diante de problemas que precisam ser resolvidos para que o casamento retome ao seu propósito original.

A finalidade do casamento

O convívio com as diferenças, o desenvolvimento da empatia, da compreensão e da tolerância aplicadas à vida amorosa representam grande alavanca de progresso pessoal que refletirá em todos os campos da vida. A busca da felicidade é inerente ao ser humano, funcionando como gerador de forças que o impulsiona rumo aos seus objetivos. As pessoas casam porque estão apaixonadas e desejam compartilhar seus dias, construir uma família e, claro, encontrar a felicidade. Esses são pressupostos básicos para a união de duas pessoas que se amam, portanto, a finalidade do casamento é a felicidade.

Assim, se o seu casamento não é o que você esperava e está cada vez mais desestimulante o convívio com o seu cônjuge, o momento não é para desânimo e sim para promover uma grande transformação que, certamente, precisa começar em você mesmo.

Leia: 10 sinais de que seu casamento durará para sempre

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.