A razão principal para você se casar

Cada vez mais jovens adultos procuram motivos para NÃO se casarem, mas mostraremos aqui os motivos pelos quais você deve se casar. E qual é o principal motivo para se casar?

Luiz Higino Polito

Quando se pergunta às pessoas casadas qual foi o principal motivo que levou-as a se casarem, as respostas variam muito, tais como “para formar uma família”, “por amor”, “para não ficar sozinho”, “para sair da casa dos meus pais”, “porque é um mandamento de Deus” e muitos outros motivos.

Existem também muitas pessoas que até hoje ainda não descobriram porque se casaram, e se perguntam se realmente valeu a pena terem feito isso.

Pelo número de divórcios que vemos no mundo, percebemos que muitas pessoas se casaram pelos motivos errados.

Felizmente, grande parte dos divorciados acabam sendo felizes ao casarem-se de novo. Conheço muitos casamentos felizes “na segunda tentativa”.

Leia: Como saber se ele é realmente para casar

Advertisement

Esses novos casamentos de divorciados fazem com que as estatísticas de divórcio diminuam, porque um divorciado casado é uma pessoa “casada” e não “divorciada”… Divorciado que casou de novo deve fazer parte dos “novos casamentos” nas estatísticas, se ainda não fazem parte.

Muito já foi falado, cantado e escrito a respeito de casamento, mas somente deveriam estar habilitados a dar palpites a respeito do assunto, quem já é ou foi casado, porque “só conhece a água quem já passou pelo rio“.

As experiências de cada um no casamento podem ser tão diferentes umas das outras (porque cada pessoa é diferente), que é perigoso generalizar. No entanto, algumas coisas valem para todos os casamentos. E talvez até consigamos chegar a entender melhor os motivos para alguém se casar. E quem sabe, descobrir o motivo mais importante.

Por que casar?

Devido ao casamento ser um passo de tanta responsabilidade, de forma ideal, somente pessoas que têm pelo menos condições mínimas psicológicas, físicas e financeiras, deveriam se casar. Mas vemos também casos de pessoas jovens à beira da morte se casando com abnegados parceiros, que sabem que terão seu cônjuge por apenas alguns meses ou por apenas alguns anos, e mesmo assim casam! E são felizes!

Além do companheirismo, e da realização pessoal que um casamento feliz traz, poderíamos alistar muitos outros motivos que devem levar as pessoas a se casarem:

Advertisement

1. Amadurecimento pessoal

Difícil haver quem não amadureça pelo menos um pouco depois de casado! As responsabilidades de um relacionamento a dois, forçosamente levam os cônjuges a amadurecerem, a se tornarem mais adultos, mais pacientes e com muito mais visão do que é realmente importante na vida. E se vierem filhos, então, as experiências serão tão grandiosas e marcantes que mudarão para sempre a personalidade deles (dos pais). Ser chamado de “pai” ou de “mãe” pela primeira vez é algo que jamais se esquece!

Leia: 10 ótimas razões para se casar

2. Altruísmo

Para um casamento dar certo, os dois devem se despojar do egoísmo, que é a grande desgraça da humanidade, o que os leva a se tornarem mais altruístas, a pensarem um pouco menos em si mesmos e mais nos outros.

Isso é elevado exponencialmente quando nascem (ou são adotados) os filhos: somente os pais sabem o que é amar alguém mais do que a si mesmos, a ponto de estarem dispostos a darem a própria vida, se preciso for, para salvarem um filho!

3. Vivenciar experiências especiais

Num casamento feliz (ou mesmo num casamento desastrado), os cônjuges têm experiências que um solteiro jamais terá. Além da parte sexual, que é uma importante parte de um casamento feliz, os dois vivem experiências tão fortes e emocionantes que farão valer a pena a outra parte, mais desafiadora, de um casamento: as muitas responsabilidades com as contas, com a moradia, com a educação dos filhos, e tantas outras. São muitas as experiências especiais num casamento, tanto as boas, como as desafiadoras.

Advertisement

Por exemplo, ver um filho aprender a andar pela primeira vez, cambaleando e vindo até você, e lhe abraçar sorrindo, não tem preço! E a primeira vez que ele chama você de “pai”? Ou de “mãe”? Isso toca o coração do mais duro dos homens, e marca fundo a mais indiferente das mulheres.

Maternidade e paternidade são dois dos grandes motivos de um casamento. São desafios que engrandecem, que aprimoram e que forjam os homens e as mulheres, transformando-os em verdadeiros seres “humanos”. Não que os solteiros não sejam humanos; também são, mas quem passa pela paternidade ou maternidade dificilmente continuará a ser a mesma pessoa que era quando ainda era solteira.

Leia: Cientistas descobriram a idade perfeita para casar

Tudo o que escrevi a respeito de casais casados de “papel passado”, em certa medida, é válido também para os que vivem em “uniões estáveis”. Muitos desses casais “informais”, com o tempo, optam por formalizarem suas uniões, pois isso traz mais segurança jurídica para eles e os filhos, além de ser a realização de um sonho importante, principalmente para as mulheres.

Finalizando, então, esse nosso pequeno estudo, poderíamos dizer que são muitos os motivos que levam as pessoas a se casarem. Ou recasarem.

Advertisement

E então, qual é, portanto, o principal motivo para alguém se casar, inclusive você, que não se casou ainda?

O principal motivo para alguém se casar, deveria ser, idealmente, o de ser feliz, fazendo a outra pessoa feliz!

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!