A receita para um casamento feliz
Como um casal apaixonado, que ligou suas vidas na esperança de ser para sempre, chega ao divórcio? Parece ser mais por aquilo que deixam de fazer que pelas coisas que fazem.
Dave Willis
Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis. Foi reproduzido com permissão. Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.
Sentei-me no meu gabinete na semana passada com um casal que enfrenta uma situação única. A esposa estava tão frustrada com o casamento que estava quase pronta para pedir o divórcio, enquanto o marido não tinha ideia de que havia um problema até que ela finalmente descarregou seus anos de frustração de uma vez. Ele ficou chocado ao saber que ela estava tão infeliz.
Não sabendo o que fazer em seguida, eles concordaram em sentar comigo e conversar. Ambos pareciam perplexos e exaustos.
Fiquei intrigado pela forma como eles tinham chegado a essa situação. Eu queria conhecer a raiz de algumas questões muito importantes:
Como é que um casal começa forte, e acaba em tal padrão em longo prazo de “piloto automático” levando-os a se afastar? Por que um dos cônjuges guarda anos de ressentimento, optando por não comunicá-los até que chegue a um ponto de crise? Como é que o outro cônjuge permanece alheio ao fato de que ele e sua esposa estavam se afastando a cada dia que passava?
Através da conversa, descobri que eles tinham parado com os hábitos essenciais que alimentam um casamento saudável. Eles pararam de se comunicar. Eles pararam de investir em seu relacionamento. Mesmo quando no mesmo ambiente, estavam em dois mundos diferentes.
Leia: 3 segredos para um casamento melhor agora
Eu os encorajei a reiniciar, comprometendo-se com algumas metas diárias, semanais, mensais e anuais.
Quando uma pessoa está doente, uma pílula ou um tiro pode fazer toda a diferença, mas quando um casamento está “doente”, a prescrição implica em um compromisso contínuo de ambos os cônjuges. Eu dei a esse casal uma “receita de casamento” para ajudá-los a traçar um rumo para mais saúde e felicidade em seu casamento. Estou convencido de que este plano irá funcionar para eles e para você também.
Leia: Estudos comprovam: O sucesso do casamento depende de coisas que você não imagina
Independentemente do estado atual de seu relacionamento com o seu marido ou esposa, esta receita pode ajudar a encontrar o caminho certo e a permanecer nele. Faça uma tentativa!
Diariamente
Todo casamento saudável precisa de uma dose diária de comunicação e contato físico. Tire trinta minutos por dia (pelo menos) sem eletrônicos ou distrações para se comunicar com o outro e se tocarem mutuamente. Isso pode acontecer por meio de um ato simples como uma massagem nos pés, nas costas, segurar as mãos ou colocar o braço em torno do ombro de seu cônjuge. O toque combinado com a conversa traz uma reconexão diária, tanto a nível físico quanto emocional. Continuem investindo em seu companheirismo!
Cada dia é um dia bonito quando você está de mãos dadas com seu melhor amigo.
Semanalmente
Uma vez por semana, saiam juntos para namorar. Não tem de ser algo dispendioso ou caro, mas precisa ser juntos e sozinhos (sem crianças). Explorem algo novo. Vão a um passeio de mãos dadas. Sonhem com o futuro. Apenas desfrutem da companhia do outro. Façam do namoro semanal uma prioridade a cada semana!
Outra maneira criativa de desfrutar da noite de namoro é conversar, vocês podem rir e aprender algo novo sobre o outro!
Tempo é a moeda das relações. Se você quer investir em seu relacionamento, comece investindo seu tempo.
Mensalmente
Uma vez por mês, criem uma nova meta compartilhada. Pode ser um objetivo financeiro (como a redução de dívidas ou poupança para uma compra específica). Poderia ser uma meta de saúde (como perder peso ou treinar para uma corrida de 5 km). Pode ser relacionado a qualquer parte da vida, mas torne este um objetivo que vocês possam compartilhar e estabelecer um limite de tempo específico para o cumprimento da meta sem esquecer-se de planejar a celebração quando vocês alcançá-la. Ao planejarem uma nova meta mensal, devem também planejar pelo menos uma nova “celebração” por mês em seu casamento por ter cumprido suas metas.
Anualmente
Pelo menos uma vez por ano, planejem uma viagem juntos. Coloquem no calendário e apreciem o processo que conduz a ela. Sempre há algo para se buscar! Façam um cruzeiro, visitem um país estrangeiro, cruzem a trilha dos Apalaches, vão ver o seu time favorito jogar fora da cidade, ou fazer o que vocês dois desejam. Basta fazê-lo juntos! Mantenham-se construindo memórias!
Leia: O segredo para ter uma esposa feliz