Ajudar o adolescente em sua primeira decepção amorosa
As decepções amorosas podem trazer mágoa e dor em qualquer idade, imagine então na adolescência.

Jacira Silva dos Santos Araujo
A adolescência é um período de descobertas, normalmente tem as expectativas de se fazer e conquistar muitas coisas. Mas, junto com essas expectativas podem surgir no caminho um rapaz ou moça, que o jovem acredita ser o seu amor verdadeiro.
Quando começam a namorar e tem a primeira decepção amorosa, muitos sonhos podem ser frustrados, mas o que fará a diferença é o apoio de seus amigos e familiares.
O fato de ser adolescente não significa que estão imunes a ter decepções. Muitas vezes, os romances são julgados pelos adultos como sem valor, pois eles são jovens e terão muitas experiências no decorrer de suas vidas. Porém, sejam adolescentes, jovens ou adultos, todos têm sentimentos e as decepções precisam ser compreendidas e superadas em qualquer idade.
O adolescente precisa saber que terá um amigo para ajudá-lo a superar os obstáculos de sua vida. E com certeza os melhores amigos para aconselhá-lo são seus familiares, principalmente, seus pais.
Seguem abaixo algumas dicas de como ajudar o adolescente a superar esses momentos:
Os familiares nunca devem escarnecer
os pais devem ser um ponto de referência para o adolescente. Caso os pais não levem a sério seus problemas e decepções, eles podem recorrer a outras pessoas, e talvez seus conselhos não sejam os mais adequados.
Ocupar a mente
Incentive-os a procurar e realizar atividades que ocupem a mente, principalmente atividades que gostam de fazer. Caso essas atividades já sejam rotina em suas vidas, procure ajudá-los a aprender algo novo. Isso aumentará sua capacidade de desenvolver talentos e aumentará seu círculo de amizade.
Conhecer novas pessoas
Ajude-os e os incentive a conhecer novas pessoas. Lembre-os que a vida é cheia de momentos bons e ruins, e que devemos sempre aprender a lidar com as adversidades.
Os amigos são parte essencial
“A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas” (Francis Bacon)
Respeite o seu momento
cada adolescente tem sua maneira de agir, alguns gostam de desabafar no momento, outros precisam de um tempo, por isso os familiares precisam ser pacientes e saber a hora certa de agir.
As decepções amorosas acontecem em todas as fases da vida
“Às vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas… O tempo passa… e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!” (Bob Marley)
O coração pode estar magoado e decepcionado. Mas, podemos estar com os nossos pés firmes para prosseguirmos no caminho, para quando a maré de coisas tristes vier nos derrubar com suas ondas, sejam elas pequenas ou grandes, conseguiremos superá-las.
“Existem certos sofrimentos que só podem ser esquecidos quando podemos flutuar por cima de nossas dores.” (Paulo Coelho)
A família neste momento deve, sempre, está pronta para dar a mão, e assim crescer junto com seus filhos adolescentes em sabedoria, experiências, solidariedade e muito amor.
“Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.” (Gandhi)
Aliás, toda ajuda é bem vinda seja de familiares e amigos do adolescente.