Como ajudar seu adolescente a encontrar um trabalho que o preparará para o futuro

O jovem precisa de orientação para saber onde buscar as oportunidades e de incentivo para aproveitar o momento e se dedicar para se destacar em seus estudos e trabalho.

Beth Proenca Bonilha

Preparar-se, essa é sem dúvida a palavra de ordem para quem quer ter sucesso, para quem quer ter um espaço melhor no mercado, que, aliás, está a cada dia mais competitivo e seletivo.

As ofertas são inúmeras, os candidatos mais ainda, e a exigência também cresce e se intensifica nos requisitos esperados.

A preparação do profissional do futuro começa na educação secular e na educação familiar, pois quanto mais interesse a família demonstra em apoiar o filho para se interessar pelo estudo, mais ele irá se empenhar e se destacar. Sabemos que existem diferenças explicitas entre a educação pública e a particular, os métodos, a preparação e incentivo aos professores são distintos nos dois seguimentos, fazendo com que a criança sinta a influência do meio em que está estudando e a reflita profundamente em seu desempenho.

Porém, existem também muitas ofertas complementares que estão ao alcance de todos, ou melhor, de todos os que demonstram desejo e se empenham para aproveitá-las.

Muitas empresas, instituições e mesmo o Governo desenvolvem programas para oportunizar aos alunos menos favorecidos economicamente estudar e se preparar para o mercado de trabalho.

Advertisement

Destacamos abaixo alguns desses programas:

SENAI

programa com parceria entre indústria e Governo que oferece cursos preparatórios na área industrial como a oferta de emprego no programa Jovem Aprendiz, no qual o aluno pode, além do conhecimento teórico que o SENAI oferece, praticar como aprendiz em empresas que se dispõem a contratá-lo, inclusive pagando salário compatível com a jornada de trabalho e estudo.

MEU PRIMEIRO TRABALHO

iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Relação do Emprego e do Trabalho, que em parcerias com empresas e instituições não governamentais, objetiva oferecer a primeira oportunidade de emprego ao jovem a partir de dezesseis anos de idade. O programa Meu Primeiro Emprego é focado nas famílias com baixa renda e que não têm condições de dar ao filho mais oportunidade de preparação para o futuro.

O jovem precisa de orientação para saber onde buscar as oportunidades e de incentivo para aproveitar o momento e se dedicar para se destacar em seus estudos e trabalho. Essas são duas funções que cabem à família e ao poder público. A família por ser a que lhe dará sustentação e formação de caráter, o Governo por oportunizar meios para que seus direitos de cidadão sejam preservados. Se esses dois órgãos, que influenciam efetivamente na vida do jovem, fizerem a sua parte, no futuro, ele será um profissional preparado e com alto grau de empregabilidade no mercado, atuando não só com qualidade, mas com equidade entre as classes sociais.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu