De quantas rosas um amor verdadeiro precisa?

Quanto empenho precisa dispor para alcançar o amor verdadeiro? Quantos espinhos precisa-se suportar para amar verdadeiramente? Quantas flores iremos colher no futuro com nosso amor?

Cibele Carvalho

Como podemos saber se estamos amando verdadeiramente uma pessoa? Ou então, como descubro se aquela pessoa me ama de verdade? Até onde chega, alcança o amor que sentimos um pelo outro?

C.S. Lewis afirma que “tudo que não é eterno, é eternamente inútil”, ou seja, se estamos deixando nossos dias passar sem motivos ou razões para lutar, para alcançar a eternidade, estamos tendo dias inúteis.

O amor é aquele sentimento que nutre nossas vidas, que procuramos conquistar desde que nascemos, que sonhamos que seja perfeito mesmo sabendo que os amantes são seres totalmente imperfeitos.

É a razão de nossa existência, sentimento que implanta em nós todos os outros sentimentos de dor, angústia, carinho, admiração, paixão. Por ser o mesmo tão intenso nunca foi totalmente desvendado.

Portanto há muitas maneiras de amar verdadeiramente, muitas rosas a serem oferecidas, muitos espinhos a suportar, e pétalas a ajuntar.

Advertisement

Algumas dessas rosas são essências para todo amor. Confira:

Rosa branca: Paz para todos, é o que todos almejam

Um amor claro, puro, sem mentiras, com a confiança como pilar do relacionamento. Aquele amor pronto, que está ali disponível todos os dias para o que der e vier independente da incerteza do amanhã.

Um amor maduro que é visto pela devoção e reconforto em casais que estão casados há muitos anos, que traga paz para nosso coração e mente. Amor protetor, guardador.

Rosa vermelha: Paixão, doação, admiração

Um broto vermelho nasce pequeno e inocente, mas cheio de desejos e sonhos para o futuro, então cresce e os realiza, e então morre? Não, precisa encontrar novos e mais intensos desejos para manter-se vivo, precisa recriar a paixão, investir em suas conquistas já alcançadas.

“Investe-se maior paixão para obter o que se não tem, do que para conservar o que já se tem” (Stendhal).

Advertisement

Para se conservar uma flor precisa-se de cuidados, paciência, dedicação, assim da mesma forma funciona com o amor, seu amor.

Leia: 9 atos de amor

Rosa champanhe: fidelidade entre o casal

Quando decidimos ser fiéis acima de tudo ao nosso amor, estamos buscando a felicidade dos outros acima da nossa felicidade, estamos fortalecendo nossos laços familiares e protegendo nossa prole (filhos).

“O propósito de todo casamento é trazer a plena felicidade a um homem e uma mulher e depois consecutivamente a seus filhos” (Boyd. K. Packer).

O amor verdadeiro é fiel nas pequenas coisas e circunstâncias, pois não há nele motivo algum para almejar o mau.

Advertisement

Rosa azul: busca por aquilo que parece impossível

Para quem ama tudo pode ser possível, todo sacrifício por amor é válido, perdoar sempre que preciso, falar bondosamente, amar verdadeiramente.

Mesmo que muitos estejam contrários ao seu sentimento, luta, não desiste facilmente, persiste, espera e consegue amar.

Acredita em seus sonhos e trabalha para que os possa realizar ao lado da pessoa amada.

Rosa amarela: felicidade eterna, amor eterno

Precisamos regar nossas rosas do amor todos os dias com doses generosas de carinho, pois “o carinho é o responsável por nove-décimos de qualquer felicidade sólida e durável existente em nossas vidas”(autor desconhecido).

Precisamos ter coragem para buscar e criar o amor verdadeiro e eterno, aquele que é contrário aos recentes costumes e padrões morais da sociedade atual.

Advertisement

Quantas rosas você está plantando e regando em seu jardim do amor?

Assista: Amor eterno

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.