Diferença de idade no casamento: Vantagens e desvantagens

Considerações sobre como transformar as desvantagens da diferença de idade dos cônjuges em vantagens na edificação de um casamento harmônico e feliz.

Suely Buriasco

Dizem que para o amor não há idade, entretanto, para os relacionamentos uma diferença grande de idade pode gerar conflitos de interesses que podem provocar muito desgaste. É absolutamente natural que gerações diferentes tenham dificuldades em manter a harmonia e há que se despender grande empenho nesse sentido. Lembremos que cada caso é único e essa abordagem é geral, portanto, comumente é assim que se processa.

Grau de maturidade

É importante levar em consideração a idade psicológica das pessoas, já que maturidade tem pouco a ver com idade cronológica. Uma pessoa mais jovem pode ser muito mais madura do que outra muito mais velha e vice-versa. E mesmo não tendo maturidade suficiente a vivência com um cônjuge mais velho pode fazer com que a maturidade se desenvolva. Isso pode representar uma vantagem em relações assim; o mais velho se sente rejuvenescido e o mais novo amadurece. Claro que, nesse caso, ambos teriam que se empenhar para chegarem a essa adequação.

Exigências

Segundo esta matéria da psicóloga Marina Vasconcellos, as exigências típicas da idade podem abalar a relação: “A questão se complica quando o mais velho começa a exigir do mais novo atitudes condizentes com sua idade e maturidade, o que o outro ainda não desenvolveu simplesmente por não ter tido as mesmas experiências e vivências“. Ainda segundo a psicóloga o problema pode acontecer também “quando o mais novo começa a exigir coisas do mais velho que já não lhe cabem, pois está em outra fase de vida, e irrita-se quando percebe que seu parceiro não tem a mesma disposição para certas situações que, anos atrás, já fizeram parte de sua vida“. O fato é que os interesses mudam com o tempo e é preciso que haja muita compreensão e respeito para superar esses entraves.

Preconceito

Casais com grande diferença de idade chocam a sociedade e enfrentam grande preconceito, principalmente quando a mulher é que é a mais velha. O problema é maior quando a família de origem, de um e de outro, passa a interferir negativamente, criando obstáculos na convivência, ou, até mesmo, minando o relacionamento. É difícil controlar os comentários maldosos e as opiniões contrárias, especialmente dos familiares. Isso pode ser uma grande desvantagem para esse tipo de relacionamento, no entanto, com paciência, diálogo e tolerância é possível transformar a situação. Dessa forma o casal vence o preconceito e se torna mais fortalecido e unido.

Lidando com as diferenças

Todo tipo de diferença, seja intelectual, cultural e inclusive de idade pode gerar conflitos que afastam o casal, prejudicando o entendimento necessário para a convivência a dois. O importante é que se desenvolva a compreensão e que juntos busquem caminhos harmônicos para seguirem de mãos dadas, enfrentando as desvantagens que se apresentem e, sobretudo, valorizando as vantagens da união.

Advertisement

Sandra Vasques assegura neste site que“Combinar a força criativa da juventude com a força da experiência, pode dar bons resultados, mas realmente vai depender do empenho e interesse do casal.”

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.