Esposa feliz, marido ainda mais feliz
Alerta: pesquisa conclui que a satisfação conjugal das esposas é determinante para a felicidade dos maridos.
Suely Buriasco
Um estudo realizado nos EUA revela que a satisfação dos maridos depende, em grande parte, do quão feliz são as suas esposas, ou seja, que o grau de satisfação da mulher com a relação conjugal é determinante para a felicidade de seu marido. A pesquisa foi realizada com casais de aproximadamente 38 anos de casados, onde pelo menos um dos cônjuges tinha mais de 60 anos.
Alguns fatores questionados foram determinantes para a conclusão da pesquisa:
1- Quanto a serem admirados pelos cônjuges
Conforme escrevi no artigo A admiração e o poder de amar: Todo ser humano tem o desejo de ser admirado, trata-se de um anseio natural que corresponde à vontade de ser aceito socialmente.
Relacionamentos felizes acontecem quando existe admiração entre as pessoas envolvidas. Cônjuges que se sentem admirados, com o passar do tempo, desenvolvem autoestima elevada, sentem constante bem-estar e segurança para tomar decisões.
2- Ocorrências de brigas e discussões
Cônjuges satisfeitos brigam menos, pois desenvolvem o respeito pela opinião do outro. Além de que valorizam a harmonia no lar, sentindo real prazer nisso.
Como escrevi no artigo 5 soluções para NUNCA brigar com seu cônjuge: O conflito é a manifestação de desacordo que, quando não resolvido, vira disputa e disso se originam as brigas.
Assim, quanto antes resolver os problemas, melhor, afinal, a vida não é um jogo e ninguém ganha nada brigando.
3- Quanto ao reconhecimento de seus sentimentos e emoções
Terminei assim o artigo 6 dicas para entender melhor seu cônjuge: Entender o cônjuge é imprescindível para o sucesso da relação, portanto, viver harmoniosamente é um grande desafio que exige muita dedicação, mas que, certamente, vale muito a pena.
Desenvolver a empatia com o cônjuge é fundamental no processo de compreensão de seus sentimentos e emoções, sendo, pois, de grande importância para a continuidade da satisfação dos cônjuges nos casamentos longos.
Harmonia conjugal
Observando as respostas dos cônjuges em relação aos quesitos acima enumerados, observou-se que o homem, de forma geral, avalia a própria felicidade pela satisfação que sente no relacionamento conjugal. Em outras palavras: a harmonia conjugal representa um papel determinante de felicidade pessoal, principalmente nos cônjuges do sexo masculino.
Destaca-se a importância do estudo também pela conclusão de que a satisfação marital, nos casamentos duradouros, está relacionada com a saúde dos maridos, com equilíbrio emocional e do estresse. O estudo concluiu ainda que, casamentos longos e felizes motivam os cônjuges, quando doentes, a se decidirem pelo tratamento.
Atenção maridos!
É fato que a vida tem maior sentido quando temos com quem dividi-la de forma prazerosa e harmônica; também constatamos que pessoas que cultivam relacionamentos felizes têm maior disposição para o enfrentamento de dificuldades, incluindo doenças. A mulher parece ter mais facilidade de encontrar essa satisfação em outros tipos de relacionamentos familiares, como com os filhos e netos. Em contrapartida, o que se observou, é que para os homens, de forma geral, determinante mesmo para a sua satisfação é o relacionamento conjugal.
Seria por que o homem com o tempo se torna mais dependente emocionalmente da mulher? Isso a pesquisa não revela. Mas o importante é que os maridos compreendam a importância de buscarem viver harmoniosamente com suas esposas, sabendo que isso, num futuro breve, fará toda a diferença em sua vida.