Felicidade no casamento: 5 soluções para NUNCA brigar com seu cônjuge
Entretanto, por mais que se diga o contrário, o fato é que é possível viver uma relação a dois sem desavenças. Aqui estão algumas ideias que vão ajudar quem deseja nunca brigar com seu cô
Suely Buriasco
Atualmente, muito se fala acerca da impossibilidade de ser feliz no casamento. Percebe-se que algumas pessoas estão muito amargas, principalmente da parte de quem vive o sofrimento de um relacionamento fracassado. Claro que as dificuldades de viver tão intimamente com outra pessoa são muitas, afinal não é um relacionamento simples, até porque o ser humano é intrinsecamente complexo. No entanto, o que não parece ficar claro é que o casamento não é constituído apenas por dificuldades, e que muitas pessoas conseguem construir relacionamentos saudáveis e felizes.
O grande objetivo de muitos estudos feitos acerca das dificuldades em relação ao casamento é facilitar esse relacionamento, com o objetivo de que as pessoas encontrem maior satisfação. Somos seres sociais, e a família é a célula da sociedade. Sendo assim, o casamento é de grande importância para a felicidade humana.
Um dos grandes problemas no casamento é quando os cônjuges brigam muito, a relação se desgasta, a rotina é extremamente enfadonha, e pior de tudo: os filhos sofrem muito com essa situação. Entretanto, por mais que se diga o contrário, o fato é que é possível viver uma relação a dois sem desavenças.
Aqui estão algumas ideias que vão ajudar quem deseja nunca brigar com seu cônjuge.
1- Solucione conflitos
O conflito é a manifestação de desacordo, que quando não resolvido vira disputa, e disso se originam as brigas. Diante das diferenças que constituem um conflito, a resolução imediata evitará as outras etapas. Dessa forma, o foco deve ser resolver as diferenças e não entrar em disputa com o cônjuge.
2- Discutir não é um jogo
Casais devem discutir sobre suas divergências para buscar um consenso, e não para brigar. Assim, ninguém precisa ganhar ou perder numa discussão. O foco deve ser sempre encontrar o equilíbrio em relação aos assuntos divergentes, buscando sempre uma maneira pela qual ambos se sintam atendidos.
3- Valorize opiniões
Manifeste suas opiniões com argumentos claros e objetivos, calar e ficar remoendo o assunto é armazenar munição para uma briga futura. No entanto, reconhecer e validar a opinião do cônjuge é de suma importância também.
4- Planeje o orçamento familiar
Um dos motivos mais comuns de brigas no casamento é a questão financeira. Assim, essa precisa ser cuidadosamente equilibrada pelos cônjuges. Isso implica em conversar muito e fazer planejamentos juntos, com muita objetividade listar as necessidades e analisar como provê-las, bem como investimentos e gastos eventuais.
5- Isole-se sempre que for necessário
Isso mesmo! No momento de irritação ou nervosismo, o melhor é se afastar e esperar os ânimos se aquietarem. Falar de súbito, sem pensar e de forma violenta é estopim de briga com consequências que podem ser até irreversíveis, e, quase sempre, provocam arrependimentos dolorosos.
Segundo esta matéria: “A vida do casamento é muito boa. E as brigas podem ser instrumentos muito úteis para nos fazer crescer e amadurecer. Pode nos ajudar a repensar quem somos, e como podemos enfrentar a vida de uma maneira diferente”.
Assim, a vida a dois pode ser muito estimulante, e o natural é que assim o seja, e não o contrário. Então, melhor mesmo é aprender a lidar com as diferenças de forma sadia, amadurecendo a relação com elas.