Incentivo e apoio: Como ajudar seu filho a se preparar para a faculdade

5 dicas para ajudar seu adolescente a se preparar para a faculdade

Renata Finholdt

Curso escolhido, aprovação no vestibular, matrícula efetuada e uma nova jornada que se inicia. Um começo para a vida adulta na opinião de alguns, na qual as responsabilidades se acentuam e o sucesso ou fracasso é unicamente sua responsabilidade. Preparar-se para um curso superior é tão ou mais importante quanto a preparação para uma pré-escola. Trata-se de uma mudança, características diferentes que exigem um outro foco, uma nova conduta.

O ensino médio atualmente já tem preparado seus alunos para iniciarem com maior sucesso um curso universitário, através de aulas mais semelhantes e simulados. É fundamental também que essa ajuda igualmente venha da família.

1) Converse com seu filho a respeito da maturidade que é necessária para se obter sucesso em um curso superior. Se você não teve a oportunidade de frequentar uma universidade para falar-lhe usando seus exemplos, pergunte a outros familiares ou amigos que possam lhe dizer algo, a fim de que você (pai ou mãe) possa lhe aconselhar melhor. É importante que ele tenha conhecimento que o êxito em uma faculdade depende muito de uma palavrinha chave: “dedicação”.

2) Conheçam juntos as cadeiras que compõem o curso escolhido. Isso é possível através do site da universidade. Algumas serão mais interessantes que outras, mas todas serão fundamentais para que se torne um profissional qualificado para exercer a profissão escolhida.

3) Se tiver facilidade, apresente a ele profissionais que tenham se formado no mesmo centro universitário. Eles talvez possam dar dicas úteis a respeito das aulas, professores e até mesmo assuntos mais triviais como meios de locomoção para que seu filho se ambiente ao novo meio.

4) Se a opção for estudar fora do país, é fundamental conhecer antecipadamente os testes que serão aplicados e as datas em que eles ocorrem. A documentação (passaporte, visto, histórico escolar, etc…) é outro ponto relevante para que se levante e encaminhe com a antecedência necessária a fim de que a matrícula possa ser feita no período correto.

5) Não superproteja seu filho. Ele precisará se tornar um adulto confiante. Algumas ajudas fazem bem e mostram seu interesse no sucesso dele, porém, é preciso cuidar para que elas não acabem por prejudicá-lo. Nada de querer assistir ao primeiro dia de aula juntos, a fase de educação infantil já acabou.

Incentive-o, anime-o, ajude-o, o sucesso de seu filho será o seu sucesso.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.