Meu marido não usa aliança e isso me mata. O que fazer?
A aliança é um símbolo importante de comprometimento, mas é preciso buscar compreender os motivos que podem levar o marido a não querer usá-la, para não concluir precipitadamente.
Suely Buriasco
A aliança é um símbolo que representa o amor e o compromisso conjugal, por isso tem grande importância para a maioria das pessoas. No entanto, é preciso considerar que não é um objeto ou a ausência dele que garante fidelidade no casamento.
Assim, antes de tomar conclusões precipitadas, o melhor é refletir um pouco mais sobre quais motivos estimulam o seu marido a não querer usar aliança. Busquei algumas razões comuns:
1- Razões práticas
Alguns homens se incomodam e não gostam de usar qualquer tipo de anel, por falta de costume, assim, preferem não usar aliança.
2- Diferenças culturais
O uso de alianças é muito difundido no ocidente, principalmente pelas igrejas cristãs; pessoas com descendências orientais ou que não tenham sido educadas dessa forma, podem não dar importância a isso.
3- Quer passar por solteiro
Não querer usar aliança pode significar, realmente, falta de comprometimento com o casamento e até traição.
O que fazer?
O ideal é procurar seu marido para um diálogo sincero, pelo qual ambos se sintam à vontade para falar de seus sentimentos. É preciso aprender a ouvir sem julgamentos, com o objetivo de compreender o seu cônjuge. Muitas vezes essa atitude é um passo definitivo para reconquistar seu marido, se esse for o caso.
Dois primeiros motivos
Sendo que os motivos apresentados por seu marido sejam ou se assemelhem com os itens 1 e 2 citados acima, penso que você poderia estar relevando a situação, já que não existe uma razão negativa para a relação. Pessoas têm pontos de vista diferentes e é preciso aprender a lidar com isso, principalmente, no casamento. Mas se o uso das alianças for muito importante para você, o ideal é que consiga dizer isso para ele, não no sentido de cobrar, mas de demonstrar seus sentimentos. Com muito tato e carinho, quem sabe você não consegue sensibilizá-lo a usar e deixá-la assim mais segura e confiante? Lembre-se que o mais importante não é o que se diz, mas como se diz.
Último motivo
Mas se ele foge de uma conversa franca, mostra-se nervoso e sempre se irrita muito quando questionado sobre o uso da aliança, pode ser que ele, realmente, esteja mal-intencionado. Mas, veja bem, indício não é sinal de confirmação, então é preciso agir com muita cautela para não criar deduções que a levem a se enganar. Essa é uma situação muito delicada, que exige sabedoria da esposa, pois a coloca em prova muito difícil. Havendo ou não confirmação da infidelidade de seu marido, você precisa analisar a própria vontade e não se deixar levar por mágoas. O melhor é não tomar nenhuma decisão enquanto as emoções estiverem em desalinho, para evitar arrependimentos dolorosos.
O que é certo nessa questão é que o simples fato de seu esposo não usar aliança não é motivo para tanto desgaste. Penso que o mais interessante seria que você dirigisse suas energias para descobrir os motivos e, principalmente, decidir o que fazer para fortalecer o compromisso de vocês ou que, de alguma forma, a situação encontre um desfecho positivo, ou seja, que satisfaça você.