O seu casamento está lhe engordando?

Faça o questionário a seguir e, ao responder as perguntas, descubra se seus hábitos em casal estão engordando você ou não.

Cibele Carvalho

Existe um pensamento equivocado de que se você não engorda depois que casa é porque seu casamento não a faz feliz, afinal: “casais felizes engordam juntos!”.

Ora bolas, vocês realmente acreditam que a felicidade em um relacionamento está ligada ao ganho de peso? Ser feliz realmente engorda?

Acredito que, tanto a felicidade quanto o ganho de peso, estão intrinsecamente ligados aos HÁBITOS diários que adquirimos, podemos escolher sermos felizes assim como podemos escolher engordar ou não, nós decidimos.

Leia: Emagrecer, uma questão mental

Obviamente nossas rotinas e costumes mudam muito depois que casamos, mas podemos sim escolher ter uma vida saudável e feliz ao lado de nossos cônjuges, devemos exercer esse cuidado com nosso parceiro, se desejamos que se prolonguem seus dias na face da terra!

Advertisement

Se você deseja cuidar da sua saúde e da saúde de seu parceiro(a), confira o teste abaixo e assinale as alternativas com as respostas SIM ou NÃO. Verifique se seu casamento está lhe engordando:

(Sim) (Não) Você acorda e faz seu desjejum antes de trabalhar?

(Sim) (Não) Após as refeições costuma comer algum tipo de fruta?

(Sim) (Não) Se está com sede toma água ou espera a sede passar?

(Sim) (Não) Faz sua lista de supermercado antes de ir para o mercado?

Advertisement

(Sim) (Não) Dorme pelo menos 7 horas por dia?

(Sim) (Não) Leva pelo menos 20 minutos para terminar uma refeição?

(Sim) (Não) Faz pelo menos 5 refeições por dia?

(Sim) (Não) Sabe qual seu esporte favorito e o pratica de vez em quando?

(Sim) (Não) Inclui na sua rotina de casal algum exercício físico para realizarem juntos?

Advertisement

Se você assinalou mais de 5 alternativas com a resposta NÃO, precisa hoje mesmo seguir algumas das dicas abaixo, também mencionadas pela especialista em Vida Saudável Danielle Santhos e mudar alguns de seus hábitos, caso queira evitar que seu casamento lhe engorde.

1. Beba muita água

Já deve ter ouvido muito isso, beba água! Mas certamente não é à toa, afinal nosso organismo é composto por cerca de 70% de massa corpórea de água, que nos auxilia a amortecer as articulações e regular a temperatura do nosso corpo.

Por esse e por trilhões de outros motivos, repito: beba água, engorde menos!

2. Coloque o corpo em movimento

Não necessariamente pratique um esporte, simplesmente escolha sair do sedentarismo, exercer alguma atividade com seu corpo que grita por essa necessidade.

Existem muitas opções hoje em dia, tais como: zumba, dança, balé, caminhada, bicicleta, corrida, ioga, pilates, academia ao ar livre, entre tantas outras opções, que não há desculpa para dizer “não gosto disso”. Escolha algo e movimente seu corpo.

Advertisement

3. Controle-se

Isso mesmo, precisamos aprender a controlar nossos instintos. Muitas vezes nem estamos com tanta fome assim, mas comemos compulsivamente quando estamos ansiosos, depressivos, estressados ou simplesmente porque a comida está ali.

Comece hoje a mandar em seu cérebro e em suas emoções, acalme-se, controle-se, distraia sua mente com outro assunto, leia mais.

4. Não resolva nada na cama

Sabe aquela conta que você não sabe como vai conseguir pagar? Ou aquela conversa que precisa ter com seu chefe? Você não vai pagá-la dormindo, nem conversar dormindo.

Descanse sua mente 100% totalmente quando estiver deitada para dormir, relembre alguma canção que lhe acalme e que você goste muito, leia antes de dormir a Bíblia ou algo edificante, medite ou faça sua oração, desligue-se e permita que seu corpo descanse e aproveite para engordar menos.

5. Acostume-se com frutas e verduras

Assim como a variedade de movimentos e ações que existem para escolhermos para colocar o corpo em ação, da mesma forma ocorre com as frutas e verduras. No mercado encontramos uma sessão gigantesca cheia de variedades e opções, não é possível que ao menos duas delas não sejam do seu agrado!

Advertisement

Comece aos poucos, uma por semana, depois uma por dia, e em seguida mais de uma, assim, quando menos perceber, seus hábitos alimentares já estão mudando para bem melhor.

6. Escolha você como sua prioridade

Muitas desculpas e justificativas para deixar de fazer aquilo que realmente importa para sua saúde e vida são fáceis de arranjar, contudo invista seu tempo e alcance motivação para desejar ser o centro das atenções de sua própria vida.

Escolha você todos os dias, cuide de si mesma diariamente, faça sua prioridade número um suas mudanças de hábitos para viver melhor.

Leia: Como ajudar seu marido a emagrecer: Os benefícios disso para o casal

Como pudemos perceber podemos sim ter uma vida saudável e não engordar em nossos casamentos, podemos sair sempre para comer fora com nosso cônjuge e escolhermos também na rua uma alimentação mais adequada.

Advertisement

Podemos nos unir mais e cuidar mais um do outro buscando metas e objetivos para transformar nossa rotina em uma vida mais saudável.

Engorde seu casamento com paixão e amor e não com gordura e colesterol!

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.