Pensando em divórcio? Considere 5 razões para manter seu casamento

Algumas reflexões sobre razões elementares para manter o casamento e melhorar a relação a dois.

Suely Buriasco

Casamento não é garantia de felicidade, isso todo mundo sabe, o que muitas vezes não se leva em conta é que a separação também não garante isso. O que acontece muito comumente são relações que se desgastam pela falta de empenho e atenção dos cônjuges e uniões que implodem deixando dolorosas marcas na vida de todos os envolvidos.

Assim, antes de desistir de seus planos, mudar a vida e romper seu relacionamento, vale pensar em algumas razões elementares para manter seu casamento:

1º) O casamento é uma união de amor, isso quer dizer que em algum momento você admirou e sentiu afeto por seu cônjuge. Procure pensar nos motivos que levaram você a querer dividir a sua vida com ele(a); relembre momentos em que vocês foram felizes. Listar as qualidades de seu cônjuge pode ajudar a amenizar desapontamentos e desejos de revide.

2º) O segredo do casamento não é a harmonia eterna e sim o esforço de adaptação mútua. É preciso considerar que conflitos são construídos a dois e mesmo que tenha início por um, o outro certamente alimentou; do contrário, não se transformaria em briga ou indisposição no relacionamento. Conflitos representam diferenças que se forem conciliadas terão por consequência o crescimento pessoal de ambos e o fortalecimento da união.

3º) Quando um casal reclama que o fogo da paixão apagou, é porque a alegria do convívio foi sufocada pela rotina ou por brigas frequentes. Rotinas que são fruto da acomodação promovem desgaste e sentimento de insatisfação, por isso é importante criar atividades em acordo, respeitando o gosto dos dois. Resgatar atividades e passatempos esquecidos no passado ou criar novos pode ser muito interessante.

Advertisement

4º) Cônjuges que constituíram família com filhos têm razões incontáveis para manter o casamento. É preciso buscar o equilíbrio para não confundir as coisas e se arrepender depois; qualquer separação provoca grande sofrimento, mas quando têm filhos envolvidos tudo se amplia. Melhor refletir muito quando a situação envolve de forma tão profunda tantos entes queridos.

5º) Para mudar de vida, buscar horizontes mais atraentes e felizes não é necessário implodir com a sua família. Muito pelo contrário; esse caminho pode ser muito mais atraente se feito junto a seus afetos. Se a ideia é reconstruir, porque não fazer isso junto com seu cônjuge? Todo relacionamento amoroso é construído a dois, pode ser que em algum tempo as coisas estejam tão ruins que pareçam desmoronar; esse talvez seja o momento ideal para recomeçar. Agindo de forma diferente é possível mudar, com a vantagem de poder manter o que há de bom. Não parece promissor?

Quando existe afetividade sempre é possível criar novas alternativas para manter o relacionamento que você escolheu para a sua vida.

Quer uma ideia? Reflita sobre as razões acima, pegue um papel e continue a lista, você certamente se surpreenderá!

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.