Traição depois de décadas de casamento

Importante observar algumas sugestões no sentido de superar uma traição depois de décadas de casamento.

Suely Buriasco

Traição não é uma atitude esperada em um relacionamento, principalmente depois de décadas de casamento. Para muitas pessoas isso pode significar o final da relação; não é para menos, pois é uma situação muito difícil. No entanto, segundo especialistas, pode não ser o final da linha.

Há de se considerar que existe toda uma história envolvida, filhos e tudo mais. Assim, diante do arrependimento do cônjuge faltoso, vale a pena repensar a situação. Segundo a psicóloga Marina Vasconcellos, no artigo “Traição: perdoar ou não?” no site Minha Vida: “Só cabe o perdão onde ainda existe amor e o arrependimento sincero de quem traiu. É possível reconstruir uma relação pautada em novos moldes de funcionamento, e em especial, num diálogo franco e atitudes transparentes“.

Se você está passando por essa situação, gostaria de manter seu casamento, mas não sabe como fazer isso, pense em algumas sugestões:

1- Aceite a sua memória

Tentar simplesmente esquecer vai frustrar você; aceite que você terá que conviver com isso. O importante é diminuir paulatinamente o tempo em que você se dedica a pensar nisso; não alimente sua memória. E lembre-se, quanto mais você se fixar nisso, maior as coisas parecerão, pois, certamente sua mente vai criar ainda mais.

2- Priorize a admiração

Independente de tudo o que aconteceu, você não viveu todos esses anos sem admirar seu cônjuge. É provável que já há algum tempo o relacionamento de vocês não esteja bem, no entanto, você sabe as qualidades de seu parceiro. Evidencie o que você gosta nele, pense isso, repare nele agindo e sinta o quanto ele é importante para você.

Advertisement

3- Renove a relação

Em relacionamentos longos é comum que os cônjuges estejam acomodados na convivência diária e não se atentam aos cuidados do cotidiano. Depois de um trauma como esse é preciso refazer a relação e cultivar o interesse e a atenção um com o outro. Afinal, pequenos carinhos e agrados podem ser os diferenciais para esse recomeço.

4- Aumente a intimidade

Infidelidade raramente é questão de sexo, mas pode refletir falta de intimidade e necessidades não atendidas. Para recuperar a relação é fundamental que o casal busque tornar-se mais íntimo, passando mais tempo juntos, conversando e dividindo as coisas.

5- Busque soluções conjuntas

Para recuperar o casamento o casal precisa pensar em soluções conjuntas com muito diálogo, afeto, tolerância e ações efetivas. Claro que todas as atitudes no sentido de refazer o casamento dependerão das duas partes envolvidas e não somente de um dos parceiros. Esse é um trabalho gradual e ambos os cônjuges deverão se revestir de muita paciência e determinação.

Normalmente leva bastante tempo para que os sentimentos e pensamentos sobre o trauma vivido estejam equilibrados, portanto, o melhor é adiar as ações que tenham consequências definitivas. Desta forma, será possível a tomada de decisões melhores e mais coerentes com a vontade do casal.

Também é importante buscar ajuda para entender quais as áreas mais vulneráveis no relacionamento e como é possível fortalecê-las para uma vida futura mais feliz.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.