Cinco maneiras de ser feliz

Já viu aquelas tempestades devastadora que surgem do nada? Algumas tempestades vêm de repente e ameaçam arruinar o resto do dia. Quando isso acontece, temos duas escolhas: enfrentar o temporal ou ficar ensopado.

Gina Baker

Já viu aquelas tempestades devastadora que surgem do nada? Algumas tempestades vêm de repente e ameaçam arruinar o resto do dia. Pois é; quando isso acontece, temos duas escolhas: colocar uma capa de chuva e enfrentar o temporal ou ficar ensopado. E se a primeira opção não estiver disponível, o que fazer? Eu já fiquei ensopado e achei sensacional.

Quando a chuva é literal, adoro me molhar e aproveitar a ocasião. Lembro-me que era o verão mais seco e ninguém esperava que uma tempestade fosse se formar tão rapidamente. Há ocasiões em que prefiro me molhar. E o segredo no caso de uma tempestade emocional é decidir se vai deixá-la molhar o espírito, ou não. Decidi há muito tempo que ficar mal-humorado não é nada divertido e só me deixa pra baixo. Daquele dia em diante, descobri cinco maneiras de me sentir feliz.

1. Escolha ser feliz

Às vezes é uma escolha real que se precisa fazer mentalmente. É a figura da estrada que se divide em duas: uma que leva à felicidade e outra que leva à tristeza. Geralmente gosto de me lembrar que, normalmente, a direção para onde você olha é para onde está indo. Se você está feliz e com a cabeça erguida, você irá para cima.

2. Substitua os maus pensamentos pelos bons

Aprendi em uma aula de psicologia esportiva que alguns atletas imaginam uma placa de parada obrigatória sempre que um pensamento negativo lhes vem à mente. A placa de pare é o sinal de que eles precisam interromper certo comportamento e mudar. Sempre que tiver pensamentos negativos, substitua-os.

3. Dê um tempo

A maioria de nós não toma as decisões mais racionais quando estamos aborrecidos. Dê um tempo, refresque a mente e volte quando tiver uma imagem clara do que precisa ser feito. Ficar aborrecido não leva a ações produtivas.

Advertisement

4. Faça algo divertido

Felizmente, quando escolhemos fazer algo divertido, escolhemos fazer algo construtivo que nos ajudará a longo prazo. Por exemplo, algo divertido pode ser falar com um amigo ao telefone, exercitar-se ou praticar algum hobby. Não posso negar que realmente adoro chocolate, mas comer nem sempre é uma escolha saudável.

5. Conte as bênçãos

Não importa o que aconteça, sempre haverá algo pelo que ser grato. Uma vez eu estava removendo pedras com uma pá e um amigo que me ajudava comentou como era divertido fazermos aquilo juntos e que o dia estava muito bonito. Nós nos divertimos muito naquele dia.

Portanto, escolha ser feliz, e seja feliz agora! Sim, vai haver momentos de tristeza, mas rapidamente substitua a tristeza por felicidade. É melhor para a saúde, melhora a maneira como você vê a vida e eu também acho que é contagioso. E aí, como você vai espalhar a felicidade hoje?

_Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original 5 ways to be happy, de Gina Baker

Toma un momento para compartir ...

Gina Baker

Gina is a nurse, mom, entrepreneur, photographer, artist in training, athlete and more. She graduated with a masters degree in nursing informatics.