Coisas que você precisa saber quando está planejando um casamento na praia

Planejar um casamento na praia pode ser trabalhoso mas inesquecível. Separamos algumas dicas para ajudar os noivos a realizarem a festa de seus sonhos, sem esquecer de nada.

Fernanda Ferrari Trida

Planejar um casamento não é das tarefas mais fáceis, pois exige muitos cuidados e atenção aos detalhes para que tudo saia perfeito. Mas, se feito com amor, será uma das lembranças mais gostosas que os noivos e convidados terão para sempre na memória. Quando o desejo do casal é realizar a cerimônia numa praia, alguns cuidados devem ser levados em consideração.

Para isso, elaboramos uma pequena lista de afazeres para ajudar os noivos que desejam se casar na praia a prepararem o evento de seus sonhos.

1. Escolha da praia

Independentemente do orçamento designado ao evento, escolham a praia que seja importante para o casal. Lembrem-se que o álbum de fotos e o vídeo – se optarem por fazer ambos -, serão as maiores lembranças de vocês e nada melhor que poder mostrar aos filhos e netos que vocês se casaram num lugar que lhes traz bons sentimentos.

2. Trâmites legais

Lembrem-se que os trâmites legais para que o casamento civil possa ser realizado, demoram. Então, antes de saírem avisando a família toda da data escolhida por vocês, procurem se informar sobre os procedimentos necessários para deslocar um juiz de paz ao local do evento na data em que pretendem se casar.

3. Data e horário

Uma cerimônia na praia é bem mais bonita se realizada durante o dia. O pôr-do-sol é um momento ótimo para as bênçãos, já que a temperatura está mais amena e ainda há luz natural suficiente para que toda a praia possa ser apreciada.

Advertisement

4. Orçamento e gastos extras

Os noivos devem se preocupar com os gastos que os convidados terão com deslocamento e hospedagem, quando se tratar de uma cidade longe daquela de origem do casal. Para tanto, é de bom tom que os noivos pesquisem os valores de hotéis e pousadas da região. Vocês podem entrar em contato com esses locais para verificar a possibilidade de redução do valor das diárias caso fechem um pacote para vários quartos.

5. Preparativos

Escolham convites informais que sejam enviados com alguma antecedência aos familiares e convidados. Escolham as músicas marcantes de vocês e contratem músicos para tocá-las. Verifiquem outros detalhes e pesquisem quem os fará. Para um casamento simples, os amigos e familiares podem colaborar com seus talentos.

6. Decoração e recepção

Ao encontrarem o espaço desejado para a realização da festa, pesquisem empresas e verifiquem se a decoração, bem como os comes e bebes são parte integrante do contrato. Se não forem, vocês deverão pesquisar bufês que levem os alimentos até a praia, ou outros profissionais que cuidem da decoração. Escolham com antecedência como querem a decoração, experimentem tudo o que irão servir no dia da festa, para terem certeza de que está do gosto de vocês. Peixes são sempre uma boa pedida quando se trata de uma festa na praia.

6. Previsão do tempo

Não se esqueçam de montar um “plano B” no caso de chover na hora da cerimônia. Vocês podem ver a disponibilidade de montar uma tenda na praia caso seja necessário ou ainda, se o local da festa for bem próximo, transferir as bênçãos para lá.

7. Simplicidade é o melhor da festa

Casamentos na praia não combinam com salto alto, vestido rodado e terno e gravata. Vocês podem ousar nas roupas, já que se trata de um evento mais informal. Sandálias de dedo, flores na cabeça e vestido simples são uma boa pedida para a noiva. O noivo pode escolher camisa e calça sociais de cores claras e que não exijam cinto ou paletó. A mesma orientação é válida para os convidados. Se for um dia de verão, todos vestidos em branco ou cores claras em roupas informais fará o momento inesquecível.

Advertisement

No fim das contas, o mais importante de tudo é que os noivos se divirtam e fiquem felizes com o resultado de tanto tempo de preparação. Quanto aos convidados, tenham certeza de que se sentirão muito bem acolhidos ao saberem que vocês fizeram tudo com amor. Boa festa e felicidades aos noivos!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferrari Trida

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.