Como a fé em Deus pode salvar um casamento
Atualmente, o casamento está sendo o principal alvo do mal. Um casamento destruído, na maioria das vezes, desintegra toda a família.
Marcia Denardi
Não há nenhuma novidade no fato de que casamento, embora seja um bem precioso, é também muito complexo. Poucas pessoas imaginam como o casamento vai ser antes de embarcar nesse compromisso. Aliás, geralmente antes de se casarem, as pessoas pensam que dividir a vida com alguém não é tão difícil, e que com elas jamais haverá dificuldades. Na teoria, é sempre fácil afirmar que a vida a dois, especialmente quando há amor verdadeiro entre ambos, vai ser sempre um mar de rosas, e que só os outros enfrentam crises. Mas garanto uma coisa: problemas podem bater à porta de qualquer casal. Há uma diferença, no entanto, entre aqueles que consideram a união importante e sagrada o suficiente para tentar salvá-la, e aqueles que acham mais fácil desistir e partir para outra, ignorando as promessas feitas um ao outro no dia do casamento.
Acredite, desafios podem aproximar
Existem momentos que servem de verdadeiros testes para os casais. Hoje em dia, para muitos deles, qualquer desafio pode ser um grande motivo para se divorciar. Muitos não sabem, no entanto, que os problemas podem ser oportunidades de um casal se aproximar e se amar ainda mais.
Gosto demais do filme À prova de Fogo, que retrata a história de um casal que passa por grandes problemas, entre eles, e provavelmente o mais sério, está o vício do marido em pornografia. De fato, algumas situações pelas quais passa o casal parecem não ter outra solução, a não ser a separação. Mas ao mesmo tempo, se ambos tentarem perceber o problema por um ângulo diferente e decidir que vão segurar as mãos, a despeito dos problemas, para travar uma luta contra qualquer inimigo, a relação pode dar uma reviravolta e fazer com que a união se torne mais forte do que nunca. A superação de qualquer problema e a transformação positiva de um casamento estão estritamente relacionados com a forma como vocês vão encarar as adversidades. Acredite de verdade: qualquer obstáculo pode ser revertido para o bem.
Salvando seu casamento
Pondere sobre estes questionamentos:
-
Qual é o valor de seu cônjuge e de seu casamento para você?
Advertisement -
O que seria de sua vida caso você o perdesse?
-
Como você realmente acha que vai ser sua vida se você se divorciar?
-
Acabar com seu casamento é de fato a única solução para seus problemas?
Sempre me questiono o que faz com que alguns casamentos durem por décadas, até que a morte chegue. Certamente, esses casais passam por adversidades, algumas vezes muito sérias. Isso porque leva tempo até ambos os cônjuges aceitarem os defeitos leves um do outro, ou mudar determinadas falhas graves carregadas por tanto tempo e que comprometem a plena felicidade do casamento. Mas apesar dessas adversidades, certamente na maioria desses longos casamentos, os doces momentos vividos são maiores do que os maus momentos. Além disso, é necessário desenvolver, ao longo da empreitada, alguns atributos divinos, tais como:
1. Persistência
Não desistir no primeiro, nem no segundo, nem no terceiro tropeço, mas lutar para que a caminhada se torne nivelada em todos os sentidos. Vai levar a vida toda, e provavelmente não chegará ao fim dela perfeita, mas fará a trilha valer a pena.
2. Perdão e compreensão
De ambas as partes, porque ambos têm falhas.
3. Paciência mútua
Para que haja mudança, transformação e perdão.
4. Apoio
De mãos dadas os fardos se tornam mais leves.
5. Coragem
Porque as lutas mais difíceis são as que mais valem a pena no final.
6. Pôr Deus no centro da união: a fé tem poder para curar
É reconfortante saber que existem incontáveis números de pessoas que sabem que o poder curador de Deus é real. Essas pessoas confiam que a batalha interna para tentar melhorar, quando paralela à sua própria fé, tem um poder mais forte do que qualquer braço humano.
“(…) A felicidade na vida familiar é mais provável de ser alcançada quando fundamentada nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo. O casamento e a família bem-sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios da fé, da oração, do arrependimento, do perdão, do respeito, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades recreativas salutares” (A Família).
Busquem a ajuda de Deus enquanto lutam para resolver seus problemas. Orem juntos diariamente, de mãos dadas e ajoelhados abrindo com sinceridade seu coração ao Senhor. Estudem as escrituras para que Ele possa responder às suas orações. E tenham em mente que a trilha dessa caminhada tem buracos, pedras e outros defeitos, como disse o líder religioso Mervyn B. Arnold, mas que o objetivo final, que proporcionará uma união além desta vida, é indescritivelmente deslumbrante e vale todos os esforços.