Como a fé pode ajudar a prevenir um divórcio

O Sermão da Montanha nos mostra os atributos da perfeição de Jesus Cristo. Podemos exercer nossa fé e seguir estes mesmos passos e teremos alegria em nosso casamento.

Sandro A Correa

Acreditar que o amor verdadeiro possa existir novamente dentro do seu lar pode ser uma questão de fé, ainda que não o veja e sinta completamente. Em Hebreus 11:1 aprendemos que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”.

Jesus Cristo ensinou: “se tiverdes fé como um grão de mostarda, (…) nada vos será impossível.” Mateus 17:20

Se você acredita em seu casamento e que é possível resolver todos os conflitos que o rodeia para ser feliz novamente, terá que agir e resgatar este amor que um dia foi tão constante em sua vida.

A fé é um princípio de ação que se transforma em poder. Quando exercemos fé em Jesus Cristo, fazemos a escolha em aceitar sua doutrina e seus ensinamentos e praticá-los em sua vida. Dessa forma podemos ter a esperança de nossas ações serão transformadas em poder por meio de Cristo, restituindo aquilo que foi perdido um dia e consequentemente impedindo um desfecho infeliz.

Por onde devo começar?

Primeiramente você irá buscar a ajuda de Deus por meio da fé, através da oração e terá que seguir Seus ensinamentos. “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte(Tiago 1:5-6). Ore por você e ore pelo seu cônjuge.

Advertisement

Aonde encontro estes ensinamentos que irão me ajudar?

Nas escrituras você encontrará a resposta de como seguir o exemplo de Jesus Cristo através da história de sua vida e poderá aplicar seus ensinamentos de forma eficaz, assim estará exercitando sua fé por meio de uma ação.

Jesus Cristo deu o exemplo da perfeição e o caminho que deve ser seguido. Ao lermos o Sermão da Montanha e observarmos as bem-aventuranças, descobrimos quais são os degraus que devemos subir em busca do amor a Deus e a nosso próximo.

Com a ajuda da fé e a mudança de coração, pode-se evitar um final trágico de um casamento. Veja 8 passos para entender como isso pode ser feito:

1. Bem-aventurados os pobres de espírito

A maioria dos conflitos entre os casais são semelhantes. A falta de diálogo, o orgulho e pensamentos errôneos agravam o problema. Quem mais precisa da ajuda de Deus senão o pobre espiritualmente? O casal precisará da ajuda de Deus para resolver os conflitos e ao invés de disputar sobre quem está certo, deve cooperar mutuamente até chegar a uma decisão que agrade a ambos.

2. Bem-aventurados os que choram

Ao exercerem fé, passarão para o passo seguinte e sentirão a necessidade de arrependerem-se para seguir o exemplo de Jesus Cristo e obter o Seu perdão. Perdoar o cônjuge e pedir o perdão dele também fará parte desse processo.

Advertisement

3. Bem-aventurados os mansos

Reconheça que precisa da ajuda de Deus para sobrepujar suas fraquezas. Seja humilde e se esforce para manter a calma quando surgirem os conflitos, defenda sua convicção, mas use sempre o diálogo ao invés de irritar-se quando for ofendido.

4. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça

É isso que você procura? Então busque mais a Deus e ore com fervor para que Ele ajude a superar as diferenças dentro do casamento. Ao orarem juntos, encontrarão a medida justa da união dentro do relacionamento.

5. Bem-aventurados os puros de coração

Se vocês decidirem viver os mandamentos de Deus, encontrarão paz e felicidade duradouros no casamento.

6. Bem-aventurados os misericordiosos

Gostaria de receber misericórdia? Seja misericordioso na vida com seu próximo e isso inclui o tratamento que você dá ao seu cônjuge.

7. Bem-aventurados os pacificadores

Em Salmos 37:8 lemos: “Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal“. Seja pacificador dentro de seu lar e encontrará a paz. Descubra primeiro a causa dos conflitos antes de irar-se com seu parceiro.

Advertisement

8. Bem-aventurados os que sofrem perseguição

O divórcio não é a solução para o problema no casamento. Às vezes a causa é externa, tornando-se um fator perseguidor da paz dentro do seu lar, portanto atente para um terceiro causador. Em algum momento você sofrerá perseguições ao defender suas convicções favoráveis à fé ou à instituição do casamento. Mantenha-se firme.

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

Como casal, não deixem que outros interfiram em suas vidas quando o assunto for a forma como vocês vivem o casamento. Confie em Deus e nos seus preceitos e afirmem sua fé com confiança.

Ao dar os primeiros passos e colocar em prática os atributos de Jesus Cristo em suas vidas, poderá por meio do exercício da fé ter a esperança de retomar um casamento feliz, mas isso depende da mudança de coração de ambas as partes. O esforço e sacrifício trarão recompensas. Vocês conseguirão melhorar a forma de resolverem os conflitos, aumentarão mais o amor um pelo outro, terão mais confiança, aceitarão melhor as diferenças e imperfeições, e tentarão corrigi-las.

Muitos casais preferem ainda partir para a dissolução da família, infelizmente, ainda que seja por coisas corriqueiras, triviais e insignificantes. Não queremos entrar no mérito da causa, até porque existem as exceções para que tal fato aconteça devido a maus tratos, agressões, adultério e outras transgressões. Contudo, sabemos que manter o casamento entre duas pessoas com tantas diferenças e imperfeições por décadas não é fácil, mas é possível se aplicarmos esses atributos em nossas vidas, assim poderemos prevenir o divórcio como resultado.

Toma un momento para compartir ...

Sandro A Correa

Sandro A Correa é graduado em Farmácia, pós-graduado em Fisiologia - UEL e Empresário do ramo de seguros. Natural de SCS - São Paulo; Casado, pai de dois filhos, tem como hobby a prática do tênis.