Como agir quando alguém achar que você tem a cara fechada

São infinitos os adjetivos que as pessoas costumam dar umas as outras. Mas se observarmos bem, cada pessoa tem uma característica de ser.

Beth Proença Bonilha

Mar 11, 2013   |   713 views   |   71 shares
  • Como agir quando alguém acha que você tem a cara fechada?

    Feio, bonito, gordo, magro, alegre, triste, sorridente, sério, são infinitos os adjetivos que as pessoas costumam dar umas as outras. Mas se observarmos bem, cada pessoa tem uma característica de ser, o que não significa que uma seja melhor ou pior que a outra. Mas que as pessoas agradáveis são muito mais aceitas, isso é uma realidade também.

    O que fazer se você é uma pessoa fechada?

    O que fazer, então, se você percebe que é do tipo de pessoa fechada, conhecida também como carrancuda, brava, antissocial? Deve deixar assim mesmo e pensar que as pessoas devem aceitá-la como é? Mais ou menos como Gal Costa anunciava quando cantava na abertura da novela Gabriela, “Eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim: Gabriela, sempre Gabriela!”. E as pessoas que aceitem! Não, os “Gabrielões” não têm mais espaço no mundo, segundo os pensadores modernos, a única certeza que se tem hoje em dia é a necessidade de mudar, de se adaptar as mudanças.

    Tem um antigo dito popular que diz: se uma pessoa disser que você está agindo como um cavalo, não leve em conta, pois pode ser inveja de sua bravura e atitude, mas se duas, três ou mais pessoas disserem que você está agindo como um cavalo, olhe no espelho, pois pode estar com feno em sua boca.

    Concluindo e focando no tema deste artigo. Como agir quando alguém acha que você tem a cara fechada? A sugestão é treinar. Treinar ser uma pessoa agradável de encontrar, de conversar de conviver.

    Para ser agradável, necessita-se de treinamento e prática

    Temos que procurar ser felizes em nossas vidas, temos que ser felizes na convivência em família, em sociedade, profissionalmente. Não há nada melhor do que receber um sorriso para que sintamos alegria em nosso coração.

    Não é à toa que se uma pessoa começa a gargalhar, quem estiver ao seu redor começará a gargalhar também, mesmo que não saiba qual foi a graça. A alegria é contagiante, porém a tristeza e o mau humor afastam as pessoas.

    Sorria sempre

    No caso de alguém disser que você tem a cara fechada, a sugestão é abri-lhe um largo sorriso e agradecer por avisá-la. Você verá que como tudo que se repete na vida vira hábito, em breve, você estará habituada a ser alegre e as pessoas terão prazer em estar na sua companhia.

    Se você estiver se sentindo assim ou conhece alguém com essa atitude, deve estar pensando: "Aceitar sugestões é fácil, fazer o que foi sugerido é que é difícil." Mas, quando a pessoa se determina a mudar vai, gradativamente, vencendo os desafios e com o tempo será diferente.

Beth Bonilha é graduada em Administração com MBA em Empreendedorismo. Atualmente trabalha como Analista do Sebrae SP no programa de Educação Empreendedora. Serve como voluntária nos programas: CASP Negócio Próprio e é Presidente da Sociedade de Socorro da Ala Progresso Sorocaba. É casada, mãe de 6 filhos e 2 netos. Como hobby, adora artesanato com linhas principalmente crochê e bordados, além de ler e ouvir boa música.

Tell us your opinion