Como ajudar um bebê com prisão de ventre

Seu pequenino está com prisão de ventre e isso deixa os bebês bem tristes. E agora, o que fazer? Eis algumas dicas que podem ajudar você a ajudar o bebê a fazer as pazes com a barriguinha...

Kelsie Stanfill

Mar 31, 2013   |   445 views   |   1 shares
  • Seu bebê está chorando e você já tentou praticamente tudo em que pôde pensar. Já o alimentou, trocou sua fralda, ninou, mas nada deu certo. E então você se lembra de que faz um bom tempo que o intestino do bebê não entra em ação.

    Seu pequenino está com prisão de ventre e isso deixa os bebês bem tristes. E agora, o que fazer? Eis algumas dicas que podem ajudar você a ajudar o bebê a fazer as pazes com a barriguinha:

    Massagem

    A massagem suave na região abdominal pode ajudar o intestino do bebê a liberar bolhas de gás e também liberar as fezes. Outro recurso que pode ajudar é segurar as pernas do bebê e, devagar e com cuidado, pressionar os joelhos dele sobre o abdômen — sem muita força — apenas forte o bastante para ajudar na movimentação intestinal.

    Alimentação

    Verifique na dieta do bebê se não há alimentos que prendem o intestino. Verifique como tem sido a alimentação dele. Se seu pequenino já está com uma dieta sólida, certifique-se de que ele esteja comendo uma boa quantidade de frutas e outros alimentos que ajudam a regular o intestino. Não lhe ofereça alimentos que prendem o intestino (como queijo, por exemplo). Se ele ainda é bem pequeno, mas não está mamando leite materno, talvez seja bom verificar com o pediatra se o leite que você está dando não é muito forte para a digestão do bebê. Se esse for o caso, o médico provavelmente irá sugerir que mude para um leite mais leve e que não cause a prisão de ventre.

    Suco

    Bebês maiores podem mamar sucos para ajudar a regular o intestino. Experimente oferecer suco de maçã ou de ameixas secas diluído em água. É bom diluir o suco, que pode ser muito ácido e causar assaduras nada agradáveis.

    Banho morno

    Um banho morno também pode ajudar a região intestinal, fazendo com que os músculos se relaxem, permitindo uma maior movimentação intestinal.

    Supositórios

    O uso de supositórios pode também ser útil, mas essa deve ser a última opção. Pergunte ao pediatra se o uso de supositórios será bom para seu pequenino e peça que ele recomende a dose correta.

    A prisão de ventre pode trazer transtornos para você e para o bebê e impedir que ele consiga dormir e se alimentar. Isso pode levar o bebê a chorar por estar muito cansado e por causa das dores e do desconforto. É bom se lembrar da última vez que o intestino de seu pequenino entrou em ação para não perder muito tempo tentando adivinhar o motivo de o bebê estar tão nervoso e incomodado.

    Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original How to help a constipated baby, de Kelsie Stanfill.

Kelsie Stanfill é mãe de uma menininha muito ocupada e carismatica de apenas 1 ano. Ela estudou comunicações e relações familiares na universidade de BYU-Idaho.

  • Se você pudesse, antes de ser mãe, saber todas as respostas, o que faria? (VÍDEO)

  • 4 dicas naturais para deixar sua casa cheirosa continuamente

  • 10 maneiras de estragar um filho

  • Fase do namoro: 5 ações necessárias dos pais

  • Porque você está falhando como pai ou mãe se não tem ensinado este princípio aos filhos

  • 5 dicas úteis para manter-se mais seguro nas redes sociais

  • O casaco da mamãe: Uma lição de vida

  • 6 dicas educativas para lidar com uma criança que afirma ter um amigo imaginário

  • Este vídeo é para os pais que acham que seus filhos não lembrarão o que você faz (VÍDEO)

  • 3 orientações aos pais ao alertar os filhos contra farsas na internet