Como amar alguém que me trata mal

Você se acha capaz de amar alguém que lhe odeia e que lhe fez algum tipo de mal? Veja 6 passos para melhorar essa situação.

Fernanda Ferraz

Aug 24, 2013   |   1,652 views   |   173 shares
  • É sempre mais fácil e até instintivo e natural querer pagar na mesma moeda. Excluir, tratar com indiferença ou “entronchar o nariz” para quem nos fez mal.

    É comum ficarmos magoados, guardar rancor com facilidade, ter raiva e desejar que a pessoa que nos machucou sofra. Mas a diferença de uma pessoa boa para uma pessoa que não percebe a maldade cometida é que a pessoa boa sabe perdoar, mesmo que machucada, e a pessoa que machucou tem dificuldades em compreender a gravidade de sua conduta.

    Sei bem que não é fácil, mas não nos tornaríamos semelhantes pagando na mesma moeda? Tratando do mesmo modo ou arrumando confusão por cima de confusão? Não precisamos ser iguais e pagar o mal com o mal.

    “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.”

    Romanos 12:21

  • 1. Não se vingue

    Os primeiros sentimentos quando somos ofendidos é desejar ofender igualmente ou ainda pior a quem nos ofendeu. Já disse Marco Aurélio que: “O melhor modo de vingar-se de um inimigo é não se assemelhar a ele.”

    François La Rochefoucauld disse: “A vingança procede sempre da fraqueza da alma, que não é capaz de suportar as injúrias.”

    Nada lhe fortalecerá se na mente e no coração você tiver a vingança. A vingança é amarga e dolorosa, não é saudável para quem dá nem para quem recebe, nela não há misericórdia, compaixão ou sensibilidade.

    Você não precisa ser igual. Não precisa se rebaixar ou tentar provar que pela vingança é mais forte. Lembre-se que vingança não é amor. Se quisermos ser pessoas melhores é preciso superar e deixar que a justiça do Pai se faça presente. Não se assemelhar com a mesma conduta é mais vantajoso do que o contrário.

  • 2. Pague com o bem

    Aja de modo diferente com essa pessoa. Mostre que você tem o puro amor de Cristo, que é capaz de esquecer o que lhe foi feito, de ter bondade, de amar ao seu próximo. Compartilhe essa bondade através de atos sinceros, agindo completamente diferente da pessoa que o ofendeu.

  • 3. Não siga o padrão do mundo

    "Não se moldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

    O padrão do mundo nos diz para nos proteger revidando. Deus nos diz para não seguir esse padrão e sermos sábios. A dor da humilhação, exclusão, difamação, perseguição, traição, falsidade, mentira ou qualquer outro tipo de ato cometido para seu mal é um teste de fé que deve ser exercido por você. Não será fácil aceitar o fato de que você deve deixar de lado, mas quanto mais alimentar o ódio ou a raiva em seu coração, maior será o seu sofrimento e mais decepcionantes serão as consequências de uma conduta irrefletida ou de ação impulsiva.

  • 4. Ore

    Certamente você precisará orar e pedir forças pra não revidar, para não guardar rancor e para não alimentar os piores sentimentos pela pessoa que lhe ofendeu. A oração tem um efeito reparador e consolador, quando admitimos o fato de que necessitamos dela e buscamos ajuda do Senhor, Ele nos dará a força da qual necessitamos para superar e ser alguém ainda melhor.

    “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.” Romanos 12:12

  • 5. Não dê ouvidos

    Se houver pessoas que instiguem você a se irar com determinada pessoa, diga que você não irá fazer isso, pois “Pelo contrário: se o meu inimigo tiver fome, dou-lhe de comer; se tiver sede, dou-lhe de beber.” Romanos 12:20

    Mostre que o mundo não precisa de ações incorretas e desumanas, que somos filhos de um Criador que nos ama e quer que sejamos pessoas melhores, pois Ele acredita tanto em nosso potencial que nos permite passar por essas adversidades, conscientes que dela podemos nos sair com bom êxito.

  • 6. Perdoe a injúria e siga em frente

    “Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem.” Romanos 12:14

    Esse abençoar é uma conduta honesta, íntegra, isenta de maldade, livre de qualquer coisa que aprisione e diminua qualquer ser existente.

    Perdoe sempre, não importa quantas pedras foram-lhe atiradas, não importa quanta dor já tenha sentido por passar por isso, ou sofrido por tamanha humilhação. Perdoe.

    O perdão tem esse poder curador, que alivia e reanima e não nos deixa o desejo de tratar mal.

    “Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos.” Romanos 12:17-18

    Não busque remoer ou alimentar intrigas; seja sábio e eleve-se a um ponto de que as injúrias só lhe fortalecerão, pois o tornará alguém melhor, mais humilde.

    “Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem.” Mateus 5:44

    Seja sempre luz em vez de trevas. Pois a luz consegue iluminar até a maior e mais densa escuridão, de modo que se torna um exemplo de virtude e amor.

    Se desta forma agir, você verá que a dor de ter sido injuriado, perseguido ou machucado fez de você alguém tão forte, capaz de transpor qualquer coisa e subir feliz e belo como uma águia ao sol resplandecente.

Fernanda Ferraz é graduada em Recursos Humanos. Durante mais de dois anos trabalhou com crianças com câncer. Paralelamente, desenvolveu atividades nas áreas financeiras, administrativa, recrutamento e seleção e treinamento e desenvolvimento de pessoas. Ama ler, escrever, ouvir música, pintar e estar com a família.
Fernanda é casada e SUD, acredita que nossa vida tem verdadeiro propósito nesta terra, crê firmemente no amor de nosso Pai Celestial e nosso Mestre Jesus Cristo, que toda dor e aflição nos proporciona  fonte de virtude e força espiritual que nos molda e purifica. Fernanda acredita que nosso modo de pensar e agir pode influenciar toda uma geração. 
 

 

Website: http://fernandaferrazmeuspassospelocaminho.blogspot.com.br

Tell us your opinion

 

Thanks for subscribing to our email list. Please enjoy our latest articles