Como aproveitar cada momento da vida

Aproveitar cada momento da vida é ser verdadeiramente grato por ela. Independente das dores e perdas, a vida é para ser uma experiência, pois ela não acaba com a morte.

Beth Proenca Bonilha

Algumas frases nos fazem refletir sobre o que é viver, mas um pequeno poema que ouvi ainda na infância me fez pensar como é realmente importante viver e observar os detalhes da vida. Parte do poema diz assim:

“À meia-noite, o sol brilhava na careca cabeluda, sentando em um banco de pedra que era feito de madeira, um homem dizia calado: -Prefiro a morte a perder a vida!”

Ao longo de minha adolescência, achei muito engraçado as contradições que o poema expõe, e sempre imaginei a cena desse homem. E de todas as contradições que são ditas, a que mais me chamava à atenção era ele dizer que preferia a morte a perder a vida.

Podia sentir a angústia dele ao pensar em perder a vida. Mas ao mesmo tempo incomodava-me o fato de imaginá-lo lá sentado, pensando sobre esse dilema ao invés de fazer algo para aproveitar cada momento de sua vida, pois a perda dela é algo inevitável e ele jamais poderia mudar isso. E talvez fosse isso que o deixava tão melancólico.

Aproveitar a vida é respeitar os paradoxos

Mas como podemos aproveitar cada momento da vida? Será que isso é mesmo possível? Passamos por tantas desventuras, perdas, dores, fracassos. Se analisarmos friamente, parte de nosso dia é repleto de acontecimentos desagradáveis. É só entrar em um ônibus, metrô ou observar as pessoas até mesmo em seus carros no trânsito, elas estão com um olhar cansado, semblante fechado, desconfiado, triste.

Advertisement

Parece confuso e difícil, mas não é. O que precisamos fazer é seguir o conselho do Salvador Jesus Cristo em Mateus 18:1-3: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como criança, de modo algum entrará no reino dos céus”.

Manter a humildade e ouvir mais que falar

Essa é a chave para aproveitar cada momento da vida, a criança dificilmente vê tristeza ou o lado ruim das coisas, a criança transforma um pequeno objeto em um brinquedo, alegra-se quando alguém fala algo engraçado, não por estar zombando, mas por sua inocência. A criança não se importa se mora em um castelo ou choupana, ela quer estar ao lado de seus pais e irmãos, quer ter amigos, brincar e acreditar em seus sonhos.

Claro que enquanto menino se age como menino, enquanto homem deve-se agir como homem, mas a essência de tudo é olhar as coisas de homem como criança, ou seja, ser grato pelas conquistas, estar dispostos a correr, pular, desbravar para conquistar o que se quer e, além disso, fazer tudo como se fosse uma grande aventura.

Aprender com os desafios

A vida é uma só! Já diziam os mais velhos, e por isso devemos aproveitá-la, mas desde que seja de maneira que nos traga satisfação sem prejudicar o outro. Desde que não deixemos os desafios nos tornarem pessoas amargas, sem esperança. Devemos nos lembrar de que, às vezes, quando pensamos que estamos ganhando, na verdade, estamos perdendo, e o contrário pode ser verdadeiro se quisermos que seja.

Aproveitar cada momento da vida é ser verdadeiramente grato por ela. Independente das dores e perdas, a vida é para ser uma experiência, pois ela não acaba com a morte, ela continua e vamos levar conosco tudo o que conseguirmos juntar de experiências nesta vida, e serão elas que farão com que nossa existência eterna seja feliz ou não.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu