Como demonstrar amor por um filho que escolheu um caminho errado

É possível educar com amor, é possível repreender com amor e principalmente é possível perdoar com amor.

Beth Proenca Bonilha

Quem não tiver pecado atire a primeira pedra!

Essa expressão está registrada na Bíblia em João 8:1-11 e foi dita por Jesus a um grupo de pessoas que estavam para apedrejar uma jovem mulher.

E quem não comete erros?

Nós cometemos erros, nossos pais cometem erros, e nossos filhos irão cometer muitos erros em suas vidas. O maior erro que os pais podem cometer é não demonstrar amor por um filho que faz más escolhas.

Somos todos humanos, não entendemos todas as coisas, principalmente quando somos jovens. Tenho seis filhos, cada um deles com uma diferença de quatro anos de idade. Ao longo destes 30 anos em que crio meus filhos posso avaliar que não é uma tarefa fácil, nossos filhos vão sempre cometer erros e a nós pais cabe estar ao lado deles e demonstrar amor incondicional.

Advertisement

Às vezes vamos usar nosso amor de mãe e pai de forma a ter sabedoria suficiente para evitar maiores traumas diante das consequências das más escolhas dos filhos, outras vezes somente este amor fará com que possamos ter forças para estar ao lado de nossos filhos por mais que estejamos frustrados com suas escolhas.

Mas o melhor é poder evitar mais desgastes e traumas, para isso é preciso estar preparado para que quando o momento chegar já esteja pronto para fazer a melhor escolha.

Sugestões para demonstrar amor

  • Cultive um bom relacionamento com seus filhos. Procure estar sempre presente na vida deles, será mais fácil identificar sinais de comportamento inadequados e terá mais abertura para orientar.

  • Não desista de seu filho. Por pior que seja a escolha que ele fez não desista de estar junto com ele, de procurar entender e orientar. Agindo assim verá que o amor crescerá e trará força para vencerem juntos as consequências que virão.

    Advertisement
  • Seja um exemplo positivo. Pai e mãe são responsáveis por grande parte da formação do caráter do filho. Portanto, para que o amor seja cultivado, não exija de seu filho aquilo que você mesmo não faz. Se quiser respeito respeite, se quer amor, ame.

Amor de mãe e pai deve ser incondicional, os pais devem ter como lema em sua vida amar seu filho independente de suas escolhas. Isso não significa que os pais devem aceitar ou apoiar todas as escolhas, não! O que se deve é demonstrar amor no momento de repreender de castigar ou de orientar.

É possível educar com amor, é possível repreender com amor e principalmente é possível perdoar com amor.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu