Como demonstrar genuíno amor e tolerância com um familiar que fez más escolhas

Algumas sugestões de como demonstrar mais amor e tolerância por um familiar que fez más escolhas.

Carla Pinheiro Alves

A sociedade foi criada para vivermos em paz, e nós cidadãos que participamos dessa sociedade aceitamos suas leis e temos direitos e deveres, estes garantem o equilíbrio e bem-estar da sociedade. Sociedade, do latim societas, que significa associação amistosa com outros.

Ao vivermos em sociedade aceitamos os limites impostos por ela, seja nas leis de nossos pais, como nas leis de nossa religião e nossa família; e ao ultrapassarmos esses limites, estamos indo contra essa sociedade e devemos encarar as consequências.

A família é a entidade mais importante e valorosa para nós, é ela quem dita os nossos objetivos e o curso de nossas vidas. As pessoas que fazem parte dessa família são as mais importantes para nós e é sempre muito doloroso ver alguém da nossa família fazendo escolhas erradas. O que fazer para ajudá-lo a reconhecer que está fazendo más escolhas?

1- Tolerância

Devemos ser mais tolerantes com nossos familiares, e tolerância não é aceitar as coisas erradas que podem ser diversas, como um vício, um erro conjugal, ou simplesmente pelo comportamento; mas sim demonstrar paciência com a pessoa que amamos, lembrando que devemos amar o pecador e não o pecado. Ser tolerante é não brigar, não entrar em discussão diante da situação que não nos é agradável, pois assim só afastamos mais a pessoa e esta cairá em um abismo ainda mais profundo.

Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se extraviar, não deixa as noventa e nove e vai aos montes procurar a que se extraviou? Se acontecer de achá-la, em verdade vos digo que se regozija mais por causa desta, do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Assim não é da vontade de vosso Pai que está nos céus, que pereça um só destes pequeninos. (Mateus 18:10-14).

Advertisement

2- Amor

Demonstre amor através de ações e palavras, falo do carinho físico: um abraço, um aperto de mão, ou simplesmente uma conversa amiga. Certa vez encontrei um rapaz (que estava fazendo más escolhas), escondido em um quarto em uma festa e perguntei por que ele estava ali sozinho, e ele me disseAs pessoas fogem de mim, parece que sou um leproso.

Ele estava sendo isolado. Sei que muitas famílias, às vezes cansadas, acabam por ter esse comportamento que só piora a situação. Por favor, não façam isso, tenham mais caridade, essa palavra tão singela e tão GRANDE ao mesmo tempo. A caridade é um sentimento que vai além de nosso próprio entendimento, de nossa razão, ela é o amor tangível.

Convide-o para uma atividade familiar, como um jantar em família, um passeio, ou lhe faça uma visita; demonstre seu amor, sua preocupação.

3- Conversar

Depois de demonstrar tolerância, paciência, amor e caridade, precisamos conversar com a pessoa sobre suas atitudes erradas; não é correto fingir que não vê e esperar que a pessoa que para nós é tão amada seja devorada pelas forças do mal.

Essa conversa deve ser planejada. Ore antes, esteja a sós com a pessoa ou em casal; exponha sua preocupação com suas atitudes, e fale do amor que você tem por ela, demonstrando que ela é mais importante do que seus erros.

Advertisement

Escute-a, conheça seus sentimentos, suas impressões, sinta se ela quer mudar, façam metas.

Tenho certeza que depois dessa conversa algo irá mudar e você terá feito a sua parte.

Toma un momento para compartir ...

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.