Como desmamar o bebê da amamentação

Algumas orientações de como desmamar o bebê.

Sep 15, 2014   |   137 views   |   15 shares
  • A amamentação é a maneira correta de se alimentar um bebê, nosso corpo foi desenvolvido com essa capacidade, e o bebê necessita que essa etapa seja iniciada e concluída. A amamentação aumenta o vínculo entre mãe e bebê, este se sente seguro. Amamentar é algo sublime, agradável e muito prazeroso, é um momento de amor.

    O leite materno é o alimento ideal para o bebê, ele vem com os nutrientes que o bebê precisa e está preparado para receber, além de anticorpos, protege contra infecções e vem com a temperatura certa, a qualquer hora e em qualquer lugar, sem falar na relação custo/benefício, é de graça.

    O aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses do bebê, no entanto, algumas mães têm dificuldade em fazer o desmame. Vejamos algumas dicas para que essa passagem seja tranquila para ambos.

  • Mamadeira ou copinho

    Para se conseguir um rápido desmame o ideal é ir acostumando o bebê com a mamadeira ou com um copinho. Ao nascer, use a mamadeira com leite materno de vez em quando, só pra ele não estranhar o bico da mamadeira. E o copinho quando ele estiver maior e precisar usá-lo.

  • Introdução de outros alimentos

    “A criança bebe apenas leite por praticamente seis meses. Por isso, é preciso que a introdução das papinhas seja feita aos poucos”, como reforça Mônica Brandão da Revista Crescer. Após os seis meses, deve-se iniciar a introdução de outros alimentos, como suquinhos, papinhas salgadas, papinhas doces e frutas, aproveite para introduzir a mamadeira ou o copinho com leite materno durante o dia, deixando o peito para a primeira mamada e a última mamada da noite, faça isso por algumas semanas.

  • Última mamada

    Agora você deve utilizar a mamadeira ou o copinho com leite materno durante os intervalos das refeições, deixando o peito para última mamada. Assim que ele estiver aceitando bem o desmame você pode ir substituindo o leite materno pelo leite normal.

  • O desmame de fato

    Quando o bebê estiver aceitando bem o leite normal, você começa a substituição do leite materno, ele vai aceitar normalmente, terá uma noite de sono bem mais tranquila; e você aos poucos deixará de produzir o leite. Se não estiver conseguindo parar a produção procure um ginecologista; é ele quem indicará a melhor forma de parar a produção, se irá receitar medicamentos ou não, converse com seu médico.

    Mas lembre-se de sempre observar o comportamento do seu bebê, se ele não está sofrendo, se precisa de um tempo maior com a amamentação. Tente substituir esse momento a dois da amamentação por um passeio, carinho, ou simplesmente fique juntinho dele dando o amor e atenção que ele precisa.

  • Não desista

    Algumas crianças não aceitam o desmame, a maioria por que não foi acostumada ao nascer, mas você pode seguir as mesmas regras que dará certo, só irá demorar mais algumas semanas, até a criança se acostumar com os novos sabores. Não desista, seja firme e boa sorte.

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.

Junte-se a milhõese fortaleça sua família todos os dias
-------------------------- ou --------------------------
Deixe-nos sua opinião ou sugestão
 

Muito obrigado por inscrever-se em nossa newsletter. Aproveite os artigos mais recentes

A melhor informação para você e sua família

Curta-nos no Facebook e receba atualizações úteis e inspiracionais na sua linha do tempo.

×

Eu já curti Familia.com.br no Facebook.