Como disciplinar seus netos

Ser avô e avó é presenciar um pouco da sua vida na face de uma criança. É saber que cada minuto valeu a pena quando aquele pequeno tão especial lhe dedica um lindo sorriso.

Renata Finholdt

Os netos trazem aos avós uma nova alegria de viver, eles são parceiros de brincadeiras e muito divertimento. O amor que os netos sentem pelos avós e estes por seus netos é incondicional e muito especial.

No entanto, algumas vezes cabe aos avós ajudarem os filhos na educação dos netos. Quando isso acontece é preciso mostrar os limites e discipliná-los.

1. Não tenham medo de dizer não. Dizer sim para tudo não é sinônimo de amor, muito pelo contrário, não educa nem disciplina e ainda pode formar futuros adultos rebeldes e frustrados. Portanto, quando acharem adequado digam não a seus netos para discipliná-los e se possível expliquem sempre o motivo daquela negativa para que entendam que não se trata de má vontade ou falta de amor, mas sim de cuidado e amor intenso dos avós para seus netos.

2. Assim como com seus filhos, ensinem a eles sobre limites. Muitas vezes a educação e ensino dados por avós amorosos fazem milagres. Uma simples conversa, entre avós e netos, deixa gravada por toda a vida um ensinamento especial. Portanto, sempre que tiverem oportunidade conversem com seus netos para ensinar-lhes alguns valores.

3. Contem a eles, quando já tiverem idade para entender, sobre suas experiências de vida. Falem sobre o aprendizado que tiveram em cada fase da vida, sobre as quedas que aconteceram no decorrer da vida e sobre a forma que sobrepujaram as dificuldades, contem suas experiências positivas e conquistas. Sua história de vida é um legado deixado para eles para que aprendam e cresçam com boas influências.

4. Conversem com seus filhos para que todos, pais e avós, possam trilhar o mesmo caminho na educação das crianças da família. Respeitem as regras impostas pelos pais e os ajudem a mantê-las também sob sua supervisão. Quando não concordarem com alguma coisa, antes de mais nada, conversem com seus filhos sobre isso para só depois, com a concordância de todos, tomarem uma atitude diferente. Os pais não nascem sabendo e muitas vezes também precisam dos conselhos amorosos de seus pais para educação das crianças.

É uma grande alegria e tranquilidade contar com a ajuda dos avós na educação dos netos. O amor e a dedicação para disciplinar os netos fazem uma grande diferença na vida de toda a família. A vida lhes ensinou muitas coisas, sua experiência pode trazer uma imensa contribuição na educação destes pequenos que carregam sua descendência, mostrem seu amor e os ensinem, e aproveitem toda a alegria em serem avós.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.