Como e quando revelar um segredo ao cônjuge

Segredos! Cada um de nós tem os seus. Alguns guardamos, outros acabamos revelando. Veja a melhor forma de fazer isso.

Beth Proenca Bonilha

Se você tem um cônjuge, significa que estão casados e juraram amor eterno. Só por isso não deveria haver segredos no relacionamento de vocês. Um relacionamento passa pelo namoro e noivado na intenção de que possam conhecer-se melhor, ter oportunidades de contar segredos, falar das coisas de que cada um gosta, para conhecer as diferenças e estar certos de que estão dispostos a dividir a vida um com o outro.

Mas caso você ainda tenha um segredo que não foi revelado e isso o está incomodando, sempre haverá uma oportunidade para revelar e sentir-se bem e leve do peso do passado. Para isso é importante analisar se a oportunidade que se apresenta é realmente propícia para a revelação.

Quando revelar um segredo

Se há um segredo a ser revelado a seu cônjuge, deve saber que o quanto antes se livrar dele melhor será para que você se sinta bem e para o relacionamento, que será construído com base da verdade e confiança. Porém, analise o momento levando em consideração algumas coisas como:

  • Caso o relacionamento esteja em crise, contar um segredo com a intenção de magoar ou mesmo para fazer-se de vítima e manter a pessoa a seu lado não é uma boa saída ou oportunidade.

  • Se o cônjuge está dando sinais de desconfiança, talvez seja o momento propício de se ter uma conversa aberta e franca. Não corra o risco de que seu cônjuge saiba por outra pessoa o que você deve contar.

    Advertisement
  • Você pode definir uma data para revelar o segredo que está entre vocês. Isso será positivo para que você possa se preparar para o momento e não deixar que isso se prolongue por muito tempo.

Como revelar um segredo

Há diversas formas de contar a verdade a uma pessoa, mas quando nos referimos a um relacionamento amoroso muita coisa está em jogo, e isso deve ser considerado na maneira em que a revelação acontecerá:

  • Certifique-se de que o local é adequado, pois dependendo da gravidade do segredo o cônjuge poderá ter reações que podem constranger e talvez o resultado não seja positivo.

  • Prepare seu cônjuge dando sinais e dicas de que você quer compartilhar com ele algo que é importante para você, mesmo que seja negativo. Procure agir de maneira a mostrar o grau de confiança e amor que sente por seu par, e o quanto quer dividir sua vida com ele.

  • Esteja preparado para reações positivas de compreensão, ou não. As pessoas podem nos surpreender. Por isso esteja certo de que se houver uma reação negativa, terá que estar disposto a suportar.

    Advertisement
  • Não espere compreensão imediata, mas esteja disposto a enfrentar quaisquer dificuldades que venham, permitindo que a pessoa se posicione quanto ao fato, sendo o primeiro a compreender e não só esperando a compreensão. Fazendo isso, a probabilidade de que a revelação seja um sucesso é muito maior.

  • Prepare o local, o momento e as circunstâncias para que tudo esteja favorável, a sua intenção pode ser um grande passo para que tudo termine bem. Um jantar a dois, uma viagem ou um passeio podem ajudar muito no resultado.

Independente da maneira e o momento que escolher para revelar seu segredo à pessoa amada, o mais importante dessa decisão é ter a certeza de que se está fazendo a coisa certa, pois viver com medo, dúvida e incerteza com outra pessoa impedirá que o relacionamento progrida e seja perene.

Como disse o poeta e escritor Fernando Pessoa, “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”.

Tenha coragem, busque por fé e determinação e verá que revelar seu segredo, que tanto o incomoda, será determinante para a felicidade a dois.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu