Como ensinar os filhos a estudarem as escrituras
Veja 14 sugestões para incentivar seus filhos a estudarem as escrituras de forma produtiva.
Erika Strassburger
Quando uma criança está cercada de livros, vê os mais velhos lendo e é constantemente incentivada a ler, a leitura se tornará um hábito na sua vida.
O hábito da leitura deve ser incentivado o quanto antes. A criança deve ganhar livrinhos de pano antes do primeiro aninho. Lá pelos dois anos, ela já pode ganhar livros de papel, bastante ilustrados e coloridos. Quando aprende a ler, ela deve ser incentivada a viajar nas belas histórias infantis. Os bons livros estão entre os melhores presentes que se dá a uma criança. “A leitura é a viagem de quem não pode pegar um trem“. Francis de Croisset.
Os pais religiosos devem incentivar seus filhos a lerem literaturas infantis e também as Escrituras Sagradas. “Considero as Escrituras de Deus como sendo a filosofia mais sublime.”
Isaac Newton. De todas as literaturas, elas são as que mais ensinam como ser uma pessoa íntegra e fiel a princípios elevados. “Quem ignora as Escrituras ignora o poder e a sabedoria de Deus (…). Na oração falamos com Deus; na boa leitura é Deus que nos fala.” São Jerônimo.
Veja algumas sugestões que lhe ajudarão a incentivar seus filhos a estudarem as escrituras de forma produtiva:
1– Compre-lhes escrituras ilustradas
Mesmo antes de aprenderem a ler eles já podem se familiarizar com as histórias das escrituras. Leia as histórias para eles e depois deixe que fiquem sozinhos com o livro, olhando as figuras e o folheando, como desejarem.
2 – Faça perguntas simples
sobre os pontos principais da história lida.
3 – Peça que eles recontem a história
através das figuras.
4 – Quando aprenderem a ler, estimule a leitura diária das escrituras ilustradas
, do início ao fim. Se na sua religião há mais de uma Escritura Sagrada, incentive-os a lerem cada uma delas.
5 – Algum tempo depois, quando melhorarem a leitura, já podem ler as escrituras convencionais. Trace uma meta de estudo. Um número de versículos por dia ou um capítulo, dependendo da velocidade em que leem.
6 – Esclareça suas dúvidas
Procure saber sempre em que parte da leitura eles estão. Pergunte se eles conseguem entender o que leem e se encontraram alguma palavra desconhecida. Incentive-os a fazerem perguntas sempre que tiverem dúvidas. Para que a leitura seja prazerosa, eles precisam entender o que estão lendo.
7 – Peça que relatem o que aprenderam
com a leitura. Faça-lhes perguntas que os ajudem em seu relato quando se atrapalharem.
8 – Peça que façam desenhos sobre o trecho que mais gostaram
É uma ótima forma de memorização e assimilação do que foi lido.
9 – Ajude-o a memorizar algumas escrituras prediletas
10 – Se seus filhos forem adolescentes, peça que façam metas de um estudo mais aprofundado. A essa altura, eles precisam identificar as doutrinas e compreender os simbolismos contidos nas escrituras. Eles podem cruzar as referências entre uma escritura e outra, e fazer anotações.
11 – Incentive-os a frequentar os cursos de estudo das escrituras oferecidos por sua igreja.
12 – A oração é fundamental
A cada leitura, desde pequeninos, oriente-os a orar antes de iniciar seus estudos. Diga-lhes que peçam discernimento e um momento agradável e de banquete espiritual. Ao encerrarem o estudo, diga que orem pedindo disposição para praticar aquilo que aprenderam.
“Não existe nada mais útil do que a oração para abrirmos a compreensão das escrituras. Por meio da oração, podemos sintonizar nossa mente para procurar as respostas para nossas buscas.” Howard W. Hunter.
13 – Oriente-os a observarem os frutos da leitura diária e fazerem-lhe um relato das suas percepções.O contato diário com a palavra de Deus torna-nos pessoas felizes, mais dispostas a perdoar, a relevar pequenas desavenças e a fazer o bem continuamente.
14 – Acima de tudo, estimule-os a moldarem sua vida conforme os ensinamentos do Evangelho. De nada adianta ser perito no conhecimento teórico, se na prática o conhecimento é ignorado.
Os filhos tendem a imitar o comportamento dos pais. Se você mostrar, pelas suas atitudes, que as escrituras são importantes pra você, que você valoriza o que é ensinado e se esforça para viver aquilo que aprende, a lição será passada com mais propriedade.
Ezra Taft Benson disse: “Mais do que em qualquer outra época de nossa história, irmãos e irmãs, precisamos de maior espiritualidade. A maneira de desenvolvermos maior espiritualidade é banquetearmo-nos com as palavras de Cristo, conforme revelado nas escrituras”.
“Pesquisai as Escrituras por vós mesmos.”
Ellen G. White. Permita que seus filhos aprendam por si as verdades do Evangelho. A verdade liberta contra o pecado, a ignorância e os engodos. Melhor do que ouvir um belo sermão é buscar a verdade por si mesmo, para não ser enganado.