Como entender a síndrome do ovário policístico
O que é, porque é tão comum hoje nas mulheres, tratamentos, e em que pode afetar aquelas que possuem esta síndrome.
Fernanda Ferraz
Chega em um determinado momento da vida que toda mulher deseja ser mãe, e quando isso começa a ser difícil, várias desconfianças surgem. Você pode ter a chamada síndrome dos ovários policísticos que atrapalham justamente a esse plano de engravidar. Uma boa parte da população feminina tem desenvolvido essa síndrome, vamos falar um pouco sobre esse assunto que tem afetado a longo prazo a vida das mulheres, esclarecer alguns fatos e conhecer os sintomas, causas e tratamentos.
1- O que é a síndrome do ovário policístico?
Essa síndrome é resultado de pequenos cistos nos ovários, que causam o aumento de tamanho deles. Cada ovário mede 9 cm, com a síndrome o ovário pode até ultrapassar os 20 cm, o que o torna grande; e está ligada a alterações hormonais, fazendo com que seja produzido hormônios masculinos em níveis maiores do que os hormônios femininos, difcultando assim o amadurecimento do óvulo, necessário para a fecundação. Esse é um dos motivos encontrados por haver infertilidade nas mulheres, porém, com um tratamento indicado, fica possível o grande sonho da maternidade tornar-se realidade com algum tempo de tratamento.
2- Sintomas
-
Queda de cabelo.
-
Facilidade para engordar.
-
Dificuldade para emagrecer.
Advertisement -
Pele oleosa.
-
Acne.
-
Aumento de peso.
-
Interrupções no ciclo menstrual.
-
Irregularidades menstruais.
Advertisement -
Dificuldades para engravidar.
-
Aumento de pelos no corpo, e na face.
-
Alterações hormonais.
-
Infertilidade.
-
Hirsutismo.
Advertisement -
Manchas escuras na pele.
3- Hormônios femininos
Toda mulher para ter uma saúde equilibrada, deve estar com os hormônios trabalhando ao seu favor, mas nem sempre isso é o que acontece, toda mulher produz alguns hormônios como: estrogênio, progesterona e andrógenos.
Com a síndrome os hormônios masculinos são produzidos com maior intensidade, dificultando a produção de progesterona que é responsável pela ovulação da mulher e por segurar o feto no útero. Com uma baixa dosagem de progesterona no corpo da mulher, ela tem dificuldades para engravidar. A mulher com (SOP) síndrome dos ovários policísticos, se engravidar, pode ter abordo espontâneo por conta dessa diminuição da progesterona.
4- Causas
-
Hiperinsulinismo.
-
Genética.
Advertisement -
Diabetes.
-
Obesidade.
-
Pressão alta.
5- Fase
Não existe uma fase específica para o desenvolvimento dessa síndrome, pode ocorrer na adolescência como na fase adulta, sendo percebida melhor entre os 15-30 anos de idade.
6- Como diagnosticar?
Pode ser diagnosticado através de exames clínicos para verificar os níveis de hormônios, como:
-
Exames de sangue.
-
Ultrassom.
7- Como tratar
Quanto antes for diagnosticado melhor, o importante é você ir ao genicologista, cada caso é diferente e o médico é quem deve receitar o tratamento mais indicado. O médico pode receitar o uso de metformina junto com medicamentos que possuam progesterona, para tratar os ovários e estimular a ovulação. Existem outros medicamentos para o mesmo tratamento, inclusive para mulheres que desejam engravidar e estejam com dificuldades por conta da síndrome, como o medicamento que é um indutor de ovulação, chamado clomifeno, ou se a mulher não tiver desejo de engravidar pode ser receitado o anticoncepcional.
O importante é cuidar-se e sempre que verificar alguma alteração em seu corpo, buscar auxílio e diagnóstico médico e tratar o quanto antes.