Como escolher uma boa causa para servir
O serviço ao próximo é uma fonte de alegria e paz, principalmente para quem serve. Veja como você pode servir seu semelhante e onde encontrar uma boa causa para servir.
Erika Strassburger
Vivemos num mundo desigual e numa época difícil para muitas pessoas. Muitas delas precisam de mãos amigas e generosas para ter seus fardos aliviados. Em vez de simplesmente admirarmos o altruísmo alheio, podemos unir nossos esforços aos de outros que servem numa boa causa.
Mãos solidárias, unidas para abraçar uma causa justa, podem produzir resultados extraordinários. Essa é a força da união, vários pequenos atos, somados, fazendo toda diferença na vida de uma ou de várias pessoas.
Se você deseja fazer a sua parte para tornar mais fácil a vida dos que sofrem, veja o que fazer e onde encontrar pessoas que podem precisar de sua ajuda:
1 – Procure primeiramente na sua própria família ou entre seus familiares
Você pode ter uma tia idosa que precisa de uma visita para aliviar a solidão, um primo que passa necessidades ou outro parente que precisa de uma mão amiga e generosa.
2 – Observe em seu bairro e em seu município, respectivamente
Tendemos a ficar tocados pelo sofrimento daqueles que aparecem na mídia, mas muitas vezes fechamos os olhos para aqueles que estão à nossa volta.
3 – Fique atento às emergências
Uma vizinha pode estar entrando em trabalho de parto, alguém tem uma crise de asma, um idoso leva um tombo, uma catástrofe acontece, uma tragédia ou qualquer outro evento de pequeno ou grande porte. São situações emergenciais em que sua ajuda poderá ser vital.
4 – Sirva em projetos sérios e contínuos
Se você tem tempo disponível, saiba que há muitos projetos sérios em que você pode servir continuamente. Alguns projetos carecem de algumas horas semanais, outros de alguns dias por mês e mesmo por ano. Qualquer um pode participar, independente do quanto de tempo tem sobrando. Só precisa achar um projeto que se encaixe na sua disponibilidade.
5 – Ofereça seus serviços profissionais
Você pode usar sua experiência profissional para ajudar o próximo. Em vários projetos carecem-se de dentistas, cabeleireiros, médicos, pintores, pedreiros, músicos, psicólogos, pedagogos e outros profissionais.
6 – Sirva como estagiário
Cursos técnicos e de especialização exigem várias horas de estágio como parte do currículo. Você pode estagiar, se for possível, em empresas que promovem obras assistenciais ou em ONGs.
7 – Sirva na sua igreja ou participe de projetos de outras organizações religiosas
Os espíritas são bastante conhecidos por ajudar os necessitados, assim como os adventistas e muitas freiras católicas. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem o projeto Mãos que Ajudam, que é mundialmente conhecido por reformar escolas públicas, preparar kits para bebês de mães carentes, ajudar em situações emergenciais,como catástrofes naturais, entre outros. Esses e outros programas contam com a ajuda dos membros de suas próprias congregações religiosas, mas aceitam de bom grado a ajuda de qualquer pessoa que se prontificar a ajudar.
No site do governo Voluntários Online, você encontrará uma lista de organizações sérias que estão recrutando voluntários na sua região.
Somos as mãos do Senhor aqui na terra. É assim que Ele abençoa as pessoas, por nosso intermédio. Quando servimos numa boa causa estamos contribuindo para que as orações dos aflitos sejam respondidas. Os que sofrem sentem-se consolados e os céus se regozijam.
Encerro com as palavras de M. Russell Ballard: “Qual seria o efeito cumulativo de milhões de pequenos atos de caridade realizados diariamente por nós devido a nosso sincero amor cristão pelas pessoas? Ao longo do tempo, isso teria um efeito transformador sobre todos os filhos de nosso Pai Celestial por meio da expressão de Seu amor a eles por nosso intermédio. Nosso mundo conturbado precisa desse amor de Cristo, hoje mais do que nunca, e precisará dele ainda mais nos anos que virão.”
Leia também: Como sermos menos omissos às necessidades do próximo.