Como fazer uma biografia

Dicas de como fazer vários tipos de biografia, curtas, médias e longas.

Chris Ayres

Jun 05, 2014   |   6,177 views   |   47 shares
  • Todos nós, mais cedo ou mais tarde, temos o desejo de fazer uma autobiografia. Seja para deixar para nossos filhos, ou mesmo ao mundo, contando nossas experiências e relatando acontecimentos que vivemos.

    Também para aqueles que se interessam em fazer a história da família, ou presentear os pais já de idade com um livro com sua história, e fotos de seus descendentes, saber montar uma biografia é sempre útil. Geralmente escolhem alguém na família que escreva bem para isso, mas na verdade, qualquer pessoa pode fazer, e outras talvez possam ajudar a corrigir os erros mais tarde.

    As vantagens de se escrever uma biografia são muitas:

    • Conhecer melhor a pessoa que está biografando.

    • Estabelecer relações de confiança.

    • Alguém que se admira muito e quer registrar sua vida para aprender mais sobre ele.

    • Gostar de pesquisar e investigar detalhes pequenos é outro talento que é desenvolvido quando escrevemos biografias.

    Uma biografia primeiramente é como um quebra-cabeça, ou um labirinto como alguns definem. É preciso conhecer diversas fases da vida da pessoa, ou diversos lados de sua personalidade, e montar em sequência cronológica de forma que os acontecimentos estejam em ordem. Hoje em dia até mesmo crianças e adolescentes já possuem a tarefa de escreverem biografias na escola, o que é uma forma excelente de ensinar o princípio.

    Leia algumas biografias antes de fazer a sua própria ou mesmo montar a de outra pessoa.

    Considerações sobre biografias

    1. Se for uma autobiografia, ela é sua, e faça-a do jeito que quiser.

    2. Não há somente uma forma correta, mas certamente há coisas que se deve evitar.

    3. Sempre pense na repercussão que terá. Muitos famosos escrevem autobiografias confessando ou colocando outras pessoas como culpadas de algumas situações.

    4. Defina muito bem o objetivo de escrever sua autobiografia.

    5. Quando estiver fazendo a biografia de alguém, tenha certeza que a pessoa também definiu o objetivo dela com o feitio de uma biografia. Tenha certeza que concorda ou é capaz de fazê-lo.

    6. Com o advento da internet, currículos on-line e outras ferramentas para network, as pessoas estão aprendendo a escrever autobiografias curtas.

    7. Se elas possuem um blog, elas sabem que normalmente precisam de duas biografias, uma curta na página principal, e uma mais longa na página sobre o autor do blog.

    8. Normalmente, se apresentado como discursante ou palestrante, necessita-se de uma biografia curta para definir a pessoa a falar.

    9. Existem algumas diferenças portanto entre biografias de blogueiros, websites, profissionais, para eventos públicos.

    10. Tipos de biografia:

    • A versão mais curta de sua biografia deve caber em uma frase num cartão de visita por exemplo, e possuir um máximo de 50 palavras.

    • Uma biografia um pouco maior, mas ainda pequena, em torno de 100 palavras.

    • Uma versão considerada grande para a internet, apresentação do autor ou coisa assim, deve caber em uma página e com espaço para uma foto.

    Ou seja, para escrever sua biografia você precisa definir o que quer e qual o tamanho que quer. Vemos portanto que podemos ter várias autobiografias espalhadas, mas o fato é que, todas elas precisam sustentar a ideia uma da outra. Você precisará escolher o que quer dizer sobre você mesmo que as pessoas saibam, e não fugir muito do tema em todas as outras.

    Você ainda pode fazer várias versões de biografia, como uma curta, uma média e outra grande, e usá-las conforme precisa em várias situações.

    Dicas para se escrever uma biografia

    1. Colete os dados básicos como data e local de nascimento, e morte caso a pessoa biografada em questão já tenha falecido; informações da família; etapas de vida; eventos; impacto na sociedade; significância histórica.

    2. Pesquise mais profundamente, sempre com o pensamento de impressionar quem lê, ou seja, as frases devem ser bem colocadas, e quanto mais informação, melhor.

    3. É uma boa ideia começar a biografia com um fato super interessante, não conhecido, sobre a pessoa, de forma a motivar a curiosidade do leitor.

    4. Depois de criar um começo que impressiona, continue contando sobre alguns fatos interessantes sobre a vida da pessoa, qualidades ou não.

    5. Descreva os fatos apontando sempre para o tipo de personalidade que o biografado possui.

    6. Algumas questões a considerar ao biografado ou sobre sua vida:

    • Há algo ou algum acontecimento em sua infância que influiu em sua personalidade?

    • Há algum trato da personalidade que tenha influenciado ou impedido seu sucesso?

    • Quais adjetivos o descreveriam?

    • Quais as grandes mudanças ou marcos de sua vida?

    • Qual é o impacto da pessoa na história?

    1. Descreva a vida da pessoa e os acontecimentos mais marcantes de forma a ser fiel à personalidade da mesma.

    2. O capítulo final ou parágrafo dependendo do tamanho da biografia será um resumo dos principais pontos, afirmando as qualidades e tratos do início, sem ser repetitivo.

    3. Não se esqueça de escrever em terceira pessoa, e peça a alguém que possa corrigir os erros, e mesmo a outras pessoas que leiam seu texto de forma a lembrar de mais situações ou mesmo atestar se está correto ou bom.

    4. Crie uma página para bibliografia, colocando mesmo as pessoas entrevistadas, listando documentos e tudo mais de onde conseguiu as informações agrupadas, e também uma página de índice, caso tenha separado a biografia por capítulos, de acordo com a história de vida, fases, ou acontecimentos descritos.

    Publicando a biografia

    Vai depender de qual público você quer que conheça a sua história, ou a história do biografado. Você pode apenas imprimir cópias e distribuir, ou publicá-la como panfleto ou livro. Você pode ainda publicá-la na internet em sites de biografias ou no seu próprio.

    Se quiser publicar como livro, procure uma editora que possa providenciar todos os detalhes legais e básicos, escolha seu pacote e mãos à obra.

Chris Ayres é Gerente Geral Internacional do site Familia.com.br, acredita que a palavra tem força para mudar o mundo, que há uma mensagem divina desde o nascer ao pôr-do-sol, e que a família é o centro de tudo e, principalmente, quem somos. Para contatá-la, visite sua fanpage.

Website: http://www.chrisayresauthor.com/