Como lidar com a evolução mental de seu filho adolescente

A maneira como você lidar ao enfrentar os desafios e problemas de personalidade do seu filho adolescente, será fundamental para a felicidade e afeição entre você e ele.

Oct 16, 2013   |   248 views   |   46 shares
  • Todos já sabem, ser adolescente ou conviver com eles não é tarefa das mais facéis, também não existe uma fórmula mágica para que essa convivência torne-se perfeita. Vai depender muito do amor e esforço dos pais que, sem manual de como criar os filhos, precisarão aprender com eles.

    A adolescência é uma fase em que o ser humano está em transição: ele não é mais uma criança, porém não é um adulto. A fase da adolescência para algumas culturas é muito complexa, marcada por questionamentos. Quem realmente eu sou? O que serei? Quem eu devo ser no mundo? O adolescente está travando uma luta para se descobrir e é natural que surja demasiada preocupação por si mesmo, alguns comportamentos incompreendidos e a mudança de personalidade. Aos pais resta lembrar que o caminho nessa fase não foi fácil para vocês e não é fácil para seus filhos também. Sabemos que ao ser difícil para seus filhos, será difícil para você pai ou mãe de um(a) adolescente. E agora? O que deves fazer? Qual é seu papel? Já que antes dessa fase você era o "mundo" para eles, era quem administrava tudo, como por exemplo: a comida no horário certo, levar à escola, ao médico, à praia, ao cinema, suprindo suas necessidades de vestimentas e entre outras mais, dando-lhe colo.

    Pai, seu papel mudou, agora você além de ser um administrador será um consultor, direcionador, para que seu filho se torne um adulto com uma personalidade não duvidosa. E o que é ser um consultor e como exercer essa função com seu filho? Aqui estão alguns conselhos baseados em minha convivência com adolescente em sala de aula, em estudos de psicologia e profissionais de educação tais como: Haim G. Ginott, Jesús Palácio, Moacir Gadotti.

  • Aceite a adolescência

    Lembre-se que você já passou por ela. Em cada momento cultural e histórico, a adolescência se caracteriza de forma diferente, ser adolescente agora não é igual como foi em seu tempo, principalmente na era da tecnologia.

  • Aceite que os filhos se separam de você nesse momento da vida deles

    Sabe-se que toda pessoa precisa de privacidade. Adolescentes gostam de confiança e não de desconfianças e interrogações. Às vezes seu filho vai estar triste, irritado, nervoso. Nesse momento as perguntas do tipo: "O que há de errado com você?" não vão ajudar. Sentir essas emoções fazem parte do crescimento dele e muitas vezes são reações da puberdade e as consequências psicológicas dessa fase.

  • Respeite-os

    Tem uma escritura no livro de Efésios que diz: " E vós pais, não provoquei a ira de vossos filhos" (Efésios 6:4). Nunca foi produtivo para mim quando minha mãe me corrigia na frente dos outros. Pense como se sentiria. Evite esse tipo de frase: "Esse não é adolescente é um aborrecente!".

  • Ouça seu filho, ame-o

    Quando seu filho sente que você vai confiar nele, ele vai falar, nesse momento apenas o ouça. Não dê respostas na hora, nem fale que sabe como é, que já foi adolescente. Para eles suas experiências são únicas. O melhor nesse momento é demonstrar amor, valorize olhar em seus olhos. Moacir Gadotti escreveu: "Ainda não aprendemos a ouvi-los, a escutá-los... No fundo ainda não aprendemos a amá-los... Ser pai é simplesmente amar seus filhos e nada mais".

  • Seja um bom exemplo

    Ora, não podemos exigir que nosso filho melhore seu comportamento, serem isso ou aquilo. Se nosso comportamento é duvidoso. Esta frase é totalmente errada: "Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço".

    Com esses passos você saberá lidar melhor com seu filho. Experimente!

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

Deixe-nos sua opinião ou sugestão
 

Muito obrigado por inscrever-se em nossa newsletter. Aproveite os artigos mais recentes

A melhor informação para você e sua família

Curta-nos no Facebook e receba atualizações úteis e inspiracionais na sua linha do tempo.

×

Eu já curti Familia.com.br no Facebook.