Como lidar com as questões da creche

Ao chegar perto do final da licença-maternidade ou se a mãe quer arrumar emprego, sempre se preocupa onde e com quem deixar seu filho.

Helia Maria Morozini de Campos

Em primeiro lugar vem a preocupação em ter que se separar de seu filho ainda bebezinho. Para muitas mães isso não é fácil, pois mãe e filho desenvolvem uma grande relação afetiva. Muitas vezes a mãe fica angustiada ao pensar se seu filho ficará bem aos cuidados de outra pessoa. Mas, se a mãe precisa e decide colocar seu filho numa creche, deve estar segura disso, pois é essa segurança que terá que passar ao seu filho.

A criança em torno dos 6 meses de idade já protesta quando a mãe se afasta dela, buscando ativamente sua proximidade e sentindo-se mais segura e satisfeita em sua companhia, diz a psicóloga Rossetti-Ferreira. Nem todas as crianças são iguais, mas a reação da criança frente a separação, estranhando outras pessoas ou sentindo a falta da mãe ou familiares tende a diminuir gradualmente a partir dos 3 anos, quando a criança passa a apreciar a companhia de outras crianças e brinca por longos períodos entretida.

Se for necessário e dependendo do vínculo da mãe com a criança, a creche deve estabelecer a familiarização da criança, ou seja, pode solicitar e planejar a permanência da mãe ou pai junto da criança na creche. Se isso não for possível, deve-se deixar que a criança traga para a creche o seu brinquedo ou objeto preferido de casa. Os educadores da creche também devem estar preparados para enfrentar essa delicada situação.

E ainda, no primeiro dia de creche, não minta ao seu filho, caso ele tenha mais de 2 anos, não diga que vai ao banheiro e já volta, diga que à tarde irá buscá-lo, assim ele confiará em você e saberá que você não irá abandoná-lo.

Então como podemos saber qual a melhor creche para matricular nosso filho?

Advertisement

Você pode atentar para algumas particularidades como:

  • Em primeiro lugar, escolha a creche mais próxima de sua casa, isso facilitará na hora de ir para o trabalho.

  • Visite essa creche sempre que puder e veja como as crianças são tratadas.

  • Observe o edifício, se está bem cuidado, se é novo, bem cercado, enfim, se oferece segurança às crianças.

  • Verifique a higiene do local, principalmente da cozinha, se todas as louças, talheres e mamadeiras são esterilizadas.

    Advertisement
  • Se o seu filho tem menos de 1 ano de idade, observe se o berçário é separado das outras crianças maiores e se possui suas próprias atendentes e educadores. Isso é para evitar o contato, pois os bebês são mais propensos a contaminação com doenças infecciosas.

  • Verifique se ao trocar as fraldas dos bebês, as atendentes ou educadoras lavam as mãos.

  • Observe quantos educadores e atendentes trabalham no local, se é o número suficiente para atender a várias crianças ao mesmo tempo.

  • Dê preferência para a creche que for indicada por uma amiga ou vizinha, que já tem filhos nessa creche.

  • Observe se a creche tem lugares para: banho de sol, refeições, brincadeiras, banho e repouso.

    Advertisement
  • Observe se os educadores ou atendentes brincam com as crianças e se tratam os bebês de forma carinhosa.

  • A proposta da creche deve promover e valorizar a criatividade da criança, passar o conhecimento de forma lúdica.

  • A creche deve permitir a participação dos pais, respeitando a opinião dos mesmos.

E lembre-se, só deixe seu filho numa creche se for extremamente necessário, pois é ótimo curtir os primeiros anos de seu bebê e você nunca se esquecerá desse bom tempo.

Toma un momento para compartir ...

Helia Maria Morozini de Campos

Helia Maria Morozini de Campos mora em Três Lagoas-Pr-Brasil, é casada e mãe de um rapaz de 25 anos. Gosta de ler, escrever e ensinar.