Como o amor de Deus por nós pode refletir na forma como amamos nossos filhos

O Pai Celestial nos ama incondicionalmente. Neste artigo abordaremos vários atributos inerentes ao seu puro amor, e de que forma podemos aplicá-los ao relacionamento com nossos próprios filhos.

Erika Strassburger

O amor de Deus por nós, Seus filhos, é perfeito. Podemos nos espelhar Nele ao amar e demonstrar nosso amor aos nossos próprios filhos.

Vejamos o que as escrituras ensinam a respeito desse amor:

1 – 1 Coríntios 13:4-8 descreve o perfeito amor. Esse é o amor que Deus e Jesus Cristo sentem por nós. É esse o tipo de amor que devemos sentir por nossos filhos. “O amor é sofredor, é benigno: Só quer o bem e só deseja fazer o bem; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha.”

2 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ” João 3:16. Não nos é requerido que demos um filho para resgatar os demais. No entanto, aprendemos com essa atitude do Pai que precisamos estar dispostos a fazer grandes sacrifícios pelo bem-estar físico e espiritual de nossos filhos.

3 – “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” 2 Timóteo 1:7. Assim com Deus não quer que tenhamos medo, devemos desejar que nossos filhos sintam-se protegidos, amados e seguros, segurança essa que provém da obediência aos pais e aos mandamentos de Deus.

Advertisement

4 – “Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 8:39. Nada neste mundo deve ser motivo para que deixemos de amar nossos filhos.

5 – “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Romanos 5:8. Mesmo que nossos filhos cometam muitos erros, devemos continuar amando-os da mesma maneira. Só o amor poderá resgatá-los.

6 – “Antes por amor deles me lembrarei da aliança com os seus antepassados, que tirei da terra do Egito perante os olhos dos gentios, para lhes ser por Deus.” Levítico 26:45. O Senhor sempre insistiu com a casa de Israel. Ele nunca se conformou com seu afastamento do convênio. Tal qual o Pai, jamais devemos negar uma oportunidade a nossos filhos de se redimirem.

7 – “Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes.” Hebreus 6:10. Devemos reconhecer os esforços de nossos filhos em tudo o que fizerem.

8 – “ Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou”. Efésios 2:4. Devemos ser misericordiosos para com nossos filhos, e essa misericórdia deve ser movida pelo nosso “muito amor” por eles.

Advertisement

9 –“(…) a benignidade de Deus te leva ao arrependimento”. Romanos 11:22. Em vez de torturarmos nossos filhos quando fizerem algo errado, ou os tratarmos com aspereza, deixemos que sintam nossa benignidade e o amor, sentimentos muito mais eficazes para levá-los ao arrependimento.

10– “Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; ele será nosso guia até à morte“. Salmos 48:14. Devemos orientar nossos filhos enquanto peregrinarem na terra e precisarem do nosso auxílio e dos nossos conselhos.

11 – “Agora, pois, ó meu Deus, estejam os teus olhos abertos, e os teus ouvidos atentos à oração deste lugar.” 2 Crônicas 6:40. O Pai Celestial estará sempre atendo às nossas orações proferidas com fé. Da mesma forma, devemos sempre dedicar nosso tempo a nossos filhos, para escutá-los e conversar com eles.

12 – “Ó Senhor (…), perdoa;” Daniel 9:19. Assim como carecemos do perdão divino para estarmos em paz – e Deus perdoa a quem estiver genuinamente arrependido – os filhos precisam do nosso perdão para terem tranquilidade. Nossa obrigação é perdoá-los prontamente.

Que possamos ser lembrados por nossos filhos como pais que verdadeiramente os amam. Que eles possam expressar, quando pensarem em nós, o mesmo apreço e gratidão que João expressou pelo Pai Celestial, quando disse: “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai”. 1 João 3:1.

Advertisement

Leia também: Considerações sobre o Filho Pródigo que nos ajudam a ser melhores pais.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.