Como o hábito da leitura ajuda no desempenho profissional

É importante que os pais estabeleçam, logo no início da vida seu filho, uma rotina diária para leitura.

Beth Proenca Bonilha

Falar sobre os benefícios da leitura é quase como chover no molhado, ou seja, é um assunto há muito tratado por especialistas. Mas então por que percebe-se que muitas crianças e adolescentes ainda não adequaram esse hábito em suas vidas?

Esse fato ainda se dá em muitas famílias porque o hábito ainda não se tornou cultura. Está na família a responsabilidade de incentivar a leitura. A escola e os professores serão aliados nessa tarefa.

É importante que os pais estabeleçam logo no início da vida de seu filho, uma rotina diária para leitura. Lembrando que a participação dos pais nessa atividade faz toda a diferença. Leitura em família de livros infantis, histórias religiosas ou de conhecimento geral farão com que a criança tenha uma evolução muito além de outra que não tem a mesma oportunidade.

Segundo estudo publicado pela Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children’s Reading Foundation) “Para crianças de 0 a 5 anos, cada ano em contato com os livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua renda futura_”. A Psicopedagoga Simone Cortês diz que isso é real, pois criar o hábito da leitura desde a gestação favorece o aprendizado durante a vida.

As crianças irão aprender com mais facilidade, pronunciarão melhor as palavras, terão facilidade em expressar suas ideias, desenvolver a criatividade e a imaginação.

Advertisement

Ações para desenvolver o gosto da criança pela leitura

  • Assim como se leva as crianças ao parque, ao shopping e ao cinema, deve-se levá-las a livrarias, feiras de leitura, teatro e a eventos de lançamento de livros.

  • Estabelecer horários para leitura em momentos em que o ambiente esteja calmo e propício para que a concentração seja favorecida.

  • Montar o espaço da leitura em casa de maneira lúdica e atrativa, assim como as escolas fazem, é uma boa sugestão para incentivar o hábito na criança.

  • Nas datas em que a criança recebe presentes, como aniversário, Dia das Crianças e Natal não deixe de acrescentar na lista um ou dois livros.

  • Ajudar a criança a fazer pesquisa sobre os lançamentos e eventos literários é uma sugestão positiva.

    Advertisement
  • Cuidado para não forçar a barra. Nunca obrigue a leitura nem indique obras impróprias para a sua faixa etária. Pesquise o gênero literário que a criança se identifica e faça sugestões sem imposição.

Vencendo as dificuldades

No início a criança pode demonstrar desinteresse ou mesmo aversão à leitura se esse hábito não foi incutido em sua vida desde sempre. Mas as chaves para vencer esse desafio são:

  • Persistência e criatividade.

Ser persistente na meta de apresentar o mundo da leitura a uma criança ou adolescente pode exigir muita criatividade, pois precisará diversificar as ações. Caso uma visita à livraria não seja o suficiente, procure um evento de leitura onde poderá encontrar com várias pessoas de sua faixa etária, isso poderá ser um bom incentivo.

Para quem não pode comprar livros com frequência, vença essa dificuldade cadastrando-se em uma biblioteca municipal. Segundo dados do IBGE, 85% dos municípios brasileiros possuem bibliotecas públicas ou visite algum Sebo de livros (loja especializada em compra, venda e troca de livros usados).

Há muitas fundações de empresas privadas e governamentais que oferecem ações de incentivo à leitura. Alguns exemplos:

Advertisement

Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil

Acostume-se a ler e mostre para as crianças e adolescentes quantas coisas interessantes pode-se descobrir com os livros.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu