Como organizar sua sala de artesanato

A palavra de ordem é ser organizada e criativa. Artesanato é uma arte e, algumas vezes, uma terapia, por isso a organização trará ainda mais prazer.

Beth Proenca Bonilha

Quantas mulheres gostariam de poder ter um espaço em sua casa que pudessem chamar de “minha sala de artesanato”? Mas nem todas conseguem ter esse espaço exclusivo. Porém, isso não nos deve impedir de ser organizada.

Com este artigo vou sugerir ideias para organizar os materiais de artesanato seja em um local exclusivo ou não. O importante é saber onde cada coisa está e ser de fácil acesso.

Caixas para organização

: uma boa sugestão são caixas organizadoras, no mercado existem vários tipos, com tampa, sem tampa. As empilháveis são as melhores para quem tem pouco espaço, pois você pode separar por tipo de material, etiquetar a caixa e empilhar uma sobre a outra. Você pode fazer divisórias com potes de sorvete, garrafas pet cortadas ou caixas de leite. Assim, cada material terá seu lugar específico em uma só caixa.

Gaveteiros de plástico

esta é outra ideia bacana, hoje são encontrados com preços bem acessíveis. Eles podem ser alinhados em uma parede de um cômodo qualquer de sua casa, também identificados com etiquetas para saber onde estão cada tipo de ferramenta ou produto. Esses gaveteiros podem ser colocados dentro de armários que, por ventura, não tenham prateleiras ou mesmo embaixo da escada.

Caixas de supermercado

há um tipo de caixa utilizada por supermercados que costumam fazer entregas ou utilizada para guardar garrafas, elas são ótimas, pois têm ventilação e são empilháveis também, além do que, podem ser guardadas até embaixo da cama.

Advertisement

Suportes e caixas com alças

: para ferramentas, agulhas, tesouras é bom fazer um suporte para guardar e transportar com facilidade. Falo de um retângulo de tecido ou feltro que deve ser cortado em duas partes, uma inteira do tamanho que você definir e outra metade no sentindo horizontal. Una as duas partes costurando somente as bordas e faça linhas costuradas retas com distancia que dê para encaixar pincéis, tesouras, lixas, espátulas, alicates e outras ferramentas.

Potes de sorvete vazios

podem ser utilizados para fazer uma prateleira. É só pegar uma madeira na mesma largura dos potes, colar com cola quente ou parafusar os potes pelo fundo, deixando a abertura para frente, um pote sobre o outro . Mesmo nessa posição os potes podem ser tampados evitando que os materiais de dentro caiam. A prateleira pode ser colocada atrás de uma porta, na parede ou dentro de um armário sem prateleiras.

No mercado, existem caixas organizadoras de ferramentas com divisórias e alça para transporte, essa é outra boa sugestão para organizar os materiais de artesanato.

Se você tiver sua sala de artesanato, aproveite todos os espaços de mesas, paredes e utilize as ideias acima para conseguir distribuir materiais por tipo de utilização como tinta, linhas, ferramentas, revistas, tecidos, embalagens, etc.

A palavra de ordem é ser organizada e criativa. Artesanto é uma arte e, algumas vezes, uma terapia, por isso a organização trará ainda mais prazer.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu