Como prosperar a partir de sua renda atual
Saiba como ser próspero começando com os seus recursos atuais.
Antonio Alexandre Silva Neto
Quando chega a data de pagamento, para os assalariados, é comum ouvirmos a seguinte pergunta no expediente de RH: “Já chegou o miserite?”, referindo-se ao holerite.
Essa conotação de miséria aos rendimentos recebidos passa a sensação de derrota constante, mês a mês. Não importa os esforços que se faça para aumentar o salário, será sempre uma miséria. Portanto, não será possível obter prosperidade a menos que se ganhe uma fortuna em prêmios para compensar. As filas das lotéricas estão sempre cheias, principalmente quando os prêmios se acumulam.
Eis a questão: É possível obter prosperidade a partir do seu salário atual?
Antes de responder essa pergunta é preciso conhecer os conceitos de riqueza e prosperidade.
Quando as pessoas pensam somente no dinheiro e seu salário, pensam em ser ricos. Querem uma grande soma para ter poder de compra, adquirir posses, bens materiais. Por essa razão sempre acham que ganham pouco. Riqueza é diferente de prosperidade.
Prosperidade significa, dentre outras coisas, aumento de algo que se possui. Nem sempre uma pessoa rica é próspera. Isso porque se adquire riquezas (posses, bens) também por meios ilícitos. E os bens não duram para sempre e podem ser furtados. Bens em relação a prosperidade são voláteis.
Já uma pessoa próspera, é rica. A prosperidade está intimamente ligada ao sentimento de felicidade e desenvolvimento. Nesse sentido, uma pessoa que não tinha trabalho ou renda, quando assume um emprego e recebe seu primeiro salário, ela prosperou por que houve elevação social e desenvolvimento.
Se olhar para sua renda como algo que pode ser ampliado, então será próspero na medida de seu crescimento em cada momento que atingir objetivos e realizar seus projetos.
De maneira prática:
-
Seja grato por sua renda. Você a conquistou por merecimento. Você escolheu a profissão que sua habilidade atual permite recebê-la. Há pessoas que não têm trabalho ou emprego.
Advertisement -
Tenha metas e objetivos para alcançar e use sua renda adequadamente para atingi-las.
-
Faça um orçamento e planeje suas compras e obtenção de bens sem atropelo. Cada coisa tem seu momento de acontecer.
-
Tenha o hábito de poupar pelo menos 10% de seus rendimentos líquidos, mês a mês.
-
Aprenda a fazer investimentos.
-
Preserve e cuide das coisas que já possui. Manter um patrimônio sólido e constante dá satisfação e deixa herança para os filhos.
Advertisement -
Obtenha bens duráveis e de valor expressivo. Não compre cacarecos que só fazem ficar acumulados e ficam obsoletos em pouco tempo.
-
Não compare as suas posses com as de outras pessoas. Seu tempo é o seu momento. Ninguém está numa competição. Siga seu ritmo e faça sua hora você mesmo.
-
Aumente sua capacidade de rendimento e produção fazendo aprimoramento educacional e profissional.
-
Aproveite os bons momentos em família e com amigos. A vida não é só trabalho ou preocupações com dinheiro. Divirta-se e encontre belas paisagens ao seu redor.
Ao mudar sua visão sobre sua renda como um bem próspero, terá maior satisfação em seu trabalho e ampliará seu entendimento de como melhor gerenciá-las para aumentar seu patrimônio e atingir seus objetivos.
Abraços e sucesso sempre!