Como se livrar do vício do cigarro

Dois dias sem fumar e você já consegue sentir os benefícios que o seu corpo ganha quando decide pôr fim ao vício. Veja como parar.

Aug 30, 2013   |   3,682 views   |   366 shares
  • Ter o desejo de parar de fumar já é um passo para quem está pensando em deixar o cigarro de lado. Mas só isso, infelizmente, não adianta. Em muitos casos, além da força de vontade, o fumante precisará da ajuda da família, de um especialista e até de medicação para chegar ao objetivo. Tudo porque a nicotina é a substância que produz a dependência química mais forte de todas as drogas.

    Um cigarro tem mais de 4.700 substâncias tóxicas que prejudicam a saúde. Elas não afetam apenas o fumante, mas também todas as pessoas que inalam a fumaça. Isso significa que sua esposa ou seu marido, seus filhos, amigos e todos os que não fumam - mas que estão no mesmo ambiente que você - também são prejudicados com substâncias radioativas como o polônio 210 e o cádmio, produto utilizado nas baterias dos carros. Além disso, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) diz que os fumantes têm:

    • 10 vezes maior chance de ter câncer de pulmão;

    • 5 vezes maior chance de sofrer um infarto;

    • 5 vezes maior chance de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar;

    • 2 vezes maior chance de sofrer derrame cerebral.

    As mulheres que fumam e tomam anticoncepcional precisam ter uma atenção ainda maior, já que junto com o cigarro, a medicação aumenta em 10 vezes o risco dela sofrer derrame cerebral e infarto. As grávidas fumantes aumentam o risco de ter aborto espontâneo em 70%; de perder o bebê próximo ou após o parto em 30%; de o bebê nascer prematuro em 40%; ou ter um bebê com baixo peso em 200%.

    Isso já não é suficiente para começar hoje o processo e se tornar um ex-fumante?

    O fumante pode escolher duas formas para deixar de fumar, segundo o INCA. Uma é a parada imediata: essa deve ser sempre a primeira opção e a pessoa para de fumar de uma só vez. A outra é a parada gradual. Ela pode acontecer de duas formas, a primeira é reduzindo o número de cigarros, para isso, é só contar o número de cigarros fumados por dia e passar a fumar um número menor a cada dia. A outra forma é adiando a hora em que fuma o primeiro cigarro do dia. A pessoa vai adiando o primeiro cigarro por um número de horas predeterminado a cada dia, até chegar o dia em que não fumará nenhum cigarro. Esse processo não deve passar de duas semanas.

    O INCA dá mais algumas dicas de como começar o processo para parar de fumar:

  • 1. Escolha uma data para ser o primeiro dia sem cigarro

    Faça desse dia uma ocasião especial e procure programar algo que goste para fazer.

  • 2. Repense sua rotina

    Fazer atividades diferentes pode ajudar na hora de parar de fumar. Você pode mudar tudo que se associe ao cigarro, como a parada na lanchonete depois do trabalho. Não deixe de fazer o que gosta, mas evite situações que levem ou lembrem o cigarro, pelo menos no início do processo.

  • 3. Invista no preparo físico

    Inicie atividades físicas leves, como caminhadas em parques ou algum outro exercício que goste. O importante é cuidar do corpo e da mente. Vá ao cinema, biblioteca, compre livros, visite os amigos e ocupe o seu tempo da melhor forma possível.

  • 4. Cuide da alimentação

    A fome tende a aumentar nesse período e é normal ter um ganho de peso. Mantenha uma dieta equilibrada e não coma mais do que estava acostumado. Para distrair a fome, chupe balas ou chicletes dietéticos. Beba sempre muito líquido, de preferência água e sucos naturais. Evite tomar café e bebidas alcoólicas. Eles podem ser um convite ao cigarro.

  • 5. Lidando com a vontade de fumar

    Como a nicotina é uma droga, os primeiros dias sem o cigarro são os mais difíceis. Ao parar de fumar, você pode se sentir ansioso, com dificuldade de concentração, irritado, ter dores de cabeça e sentir vontade intensa de fumar. Mas, não desanime! Tudo isso vai desaparecer no máximo em duas semanas. Se sentir muita vontade de fumar, você pode chupar gelo, escovar os dentes a toda hora, beber água gelada ou comer uma fruta. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. Distraia sua atenção. A vontade de fumar não dura mais do que alguns minutos.

    Veja alguns exercícios para relaxar:

    • Respiração profunda: Respire fundo pelo nariz e vá contando até seis. Depois, deixe o ar sair lentamente pela boca até esvaziar totalmente os pulmões.

    • Relaxamento muscular: Você pode esticar os braços e as pernas até sentir os músculos relaxarem.

    • Relaxamento mental: Nas horas em que a vontade de fumar apertar, procure desviar o pensamento para situações boas que você tenha vivido ou queira que aconteça. Tente fechar os olhos e se lembrar de uma música de que você goste e que o acalme.

    Se por algum motivo você não conseguir se segurar e voltar a fumar, saiba que, na maioria das vezes, o fumante só deixa o cigarro a partir da terceira tentativa. Mas, isso não é motivo para desânimo. Tente mais uma vez até conseguir. Veja quais benefícios poucos minutos sem o cigarro podem trazer para a sua saúde:

    • Após 20 minutos: a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

    • Após 2 horas: não há mais nicotina circulando no seu sangue.

    • Após 8 horas: o nível de oxigênio no sangue se normaliza.

    • Após 12 a 24 horas: seus pulmões já funcionam melhor.

    • Após dois dias: seu olfato já percebe melhor os cheiros e o seu paladar já sente melhor o sabor da comida.

    • Após três semanas: você vai notar que sua respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.

    • Após um ano: o risco de morte por infarto já se reduziu à metade.

    • Após cinco a dez anos: o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

    O Sistema Único de Saúde (SUS) auxilia quem deseja parar de fumar. O fumante deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde da cidade onde mora para descobrir onde é oferecido o Programa Nacional de Combate ao Tabagismo. Pode ser num posto de saúde, hospital geral, hospital universitário ou no Programa de Saúde da Família.

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.

Website: www.facebook.com/caroline.canazart

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