Como se reaproximar de Deus uma vez que você se desviou do caminho

Muitos de nós cometemos erros na vida, mas aqui apresentamos sugestões de como voltar a Ele e enxergar a luz novamente.

Fernanda Ferraz

Alguns motivos fazem algumas pessoas se distanciarem de Deus. Algumas vezes mágoas, acusações ou até mesmo as atrações ilusórias que o mundo proporciona.

Alguns se distanciaram há dias, outros há anos, mas o fato é que estar longe de Deus é estar longe de casa, estar longe da fonte de proteção constante, é estar longe dos princípios eternos que nos protegem e qualifica-nos como filhos e herdeiros de Deus.

Muitas vezes as coisas do mundo, como suas distrações, prazeres maléficos e fantasiosos e o dinheiro nos cegam e podem fazer-nos distanciar do caminho eterno, verdadeiro e milagroso, o caminho de Deus.

Então sentimos a vida vazia, chega uma hora em que ou percebemos ou é preciso perceber que necessitamos da orientação divina para nos sentirmos melhor, porque as coisas do mundo são vãs e insuficientes, porque sentimos falta do abraço de Deus a nos envolver… Daquela certeza vívida de que o Senhor tem o melhor para nós e que andar sem Deus é como estar perdido e cego.

Vemos então a necessidade interior de nos reaproximarmos de nosso amado Pai Celestial, de dar ouvidos ao seu sussurro e sentir a doce alegria de servir novamente a Deus.

Advertisement

Deus nunca está escondido

. Deus não se esconde de nós, costumo dizer que ele está um passo apenas da oração, podemos nos conectar a Deus através da oração, quando estamos longe de Deus, não temos o desejo de orar (conversar) com ele e aí demonstra o momento de que mais necessitamos ouvir sua boa orientação.

Servir

. Podemos nos reaproximar de Deus servindo ao nosso próximo, desenvolvendo uma boa ação, o que é impossível não sentir a doce e agradável influência do Espírito de Deus quando estamos servindo. Deus é tão misericordioso e nos ama tanto que nos concede uma sensação interior benéfica, uma satisfação que não dá para comparar e que dinheiro nenhum consegue dar tamanha sensação.

Podemos servir de várias formas: em nossa igreja, em nossa comunidade, num serviço voluntário, ajudando um amigo ou até um desconhecido. Conseguimos sentir a presença de Deus nos tocar até mesmo quando alimentamos alguém faminto ou ajudamos um necessitado. “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.” Mateus 5:7.

Músicas edificantes

. As músicas edificantes, com melodia suave, que falam do Senhor e sua bondade, tem o dom de nos fortalecer e fazer-nos sentir o Espírito de Cristo, nos faz ponderar sobre as palavras ditas e considerarmos em nossa vida as palavras que estão contidas na canção.

Escrituras

. Em cada parábola e versículo das escrituras, conseguimos nos aproximar de Cristo e Deus o Pai, seus ensinamentos são vitais para nossa saúde espiritual.

Advertisement

Deus é bondade

. Aprendemos sobre a bondade de Deus no momento que guiou o povo aflito de Israel pelo deserto, dando maná e codornizes, e até mesmo quando repreendeu o povo por transgredir ou pecar; vemos o amor do Pai Celestial, ao permitir que Cristo expiasse por nossos pecados e nos concedesse a graça de uma dia por obediência, poder voltar a habitar com eles.

“Disse mais Moisés: Isso será quando o SENHOR à tarde vos der carne para comer, e pela manhã pão a fartar.” Êxodo 16:8; “O filho sábio atende à instrução do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão.” Provérbios 13:1.

Deus é todo bondade, nele não há confusão ou dúvida, se o temor nos toma, por confiar e ter fé, com seu poder, ele nos conforta e nos dá abrigo e proteção.

Quando enxugamos as lágrimas

. Há muitas almas sofridas e desamparadas, aquele que deseja se reaproximar ou se aproximar mais de Deus, o melhor caminho é aliviando os fardos dos irmãos (no geral, não se determina apenas os laço consaguíneo). Saber ouvir e ajudar ao próximo, dar a mão e tomar para si a responsabilidade de alguém, isso nos faz mais humanos e ter mais um atributo de Cristo: sendo consoladores.

“Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.” Mateus 5:4.

Advertisement

Quando somos limpos

. Quando buscamos as coisas boas, andamos em retidão, sendo honestos com todos, abstendo-nos dos vícios, andando em ambientes favoráveis, que não nos ceguem, nem nos desvie do bom caminho. Quando obedecemos ao chamado do Senhor de sermos conduzidos pelos bons pensamentos, sendo justos, vendo e ouvindo coisas de valor, não perdendo nosso tempo com modismo que em nada nos atribui valor, sendo corretos, assim nos reaproximamos do Senhor.

“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.” Mateus 5:8

Quando não contendemos

. Sentimos o Espírito, a luz de Cristo, quando somos pacíficos, quando defendemos nossa causa sem agredir a opção alheia e assim somos um exemplo da boa palavra.

“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.” Mateus 5:9.

Ou seja, para voltar a sentir a presença de Deus em sua vida, ore e busque-O. Ele nunca virará as costas para você. Ezra Taft Benson disse: “Se não sentimos vontade de orar, então devemos orar até que tenhamos vontade”.

Advertisement

Depois de muito tentar, você vai perceber que Ele sempre esteve ali, cuidando de você.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.