Como ser um bom ouvinte
Como melhorar a qualidade da comunicação dentro da família
Suzana Ribeiro
A primeira ordem de um comandante que planeja uma invasão militar é a interferência nos canais de comunicação do inimigo. Quando a comunicação é prejudicada, desencadeia-se uma reação semelhante a de uma grande fileira de dominós, quando o primeiro é empurrado e vai derrubando os próximos, até todos caírem. Dentro das famílias a boa comunicação também é vital para manter os relacionamentos em sincronia, quando há falhas nessa área todas as outras correm o risco de serem afetadas.
A comunicação é constituída basicamente de duas partes – ouvir e falar, e as duas são importantes, no entanto, a maioria das pessoas tem mais dificuldade na primeira parte do que na segunda. Para saber se você tem sido um bom ouvinte para seus familiares, responda as seguintes perguntas:
1. Em sua última conversa com seu cônjuge:
A) Ambos sentiram-se mais próximos e compreendidos
B) Você se sentiu bem após desabafar
C) Ambos se interromperam e não acabou bem
2. Quando foi a última vez em que você recebeu notícias de seus filhos(as) sobre sua vida na escola, sobre seus amigos, interesses ou dificuldades:
A) Há menos de uma semana
B) Há mais de uma semana
C) Não me lembro bem
3. Quando alguém de sua família começa a falar com você, em sua mente:
A) Você se prepara para prestar atenção
B) Você já vai pensando no que vai responder
C) Você continua o que estava fazendo ou pensando
É evidente que as respostas de letra A são as ideais, as de letra B medianas, e as de letra C as que despertam os alertas de problemas! Mas independente desse pequeno teste, se você sente que precisa ser um ouvinte melhor, concentre-se no seguinte:
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Reserve um tempo separado dos afazeres para conversar com seus familiares regularmente;
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Para ouvir de verdade é preciso prestar atenção, procurando captar o máximo possível, para facilitar, procure se livrar de possíveis distrações;
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Ao manter-se atento, poderá captar mais do que o que foi dito, assimilando as ideias por trás das palavras pois as entrelinhas também transmitem sentimentos;
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Não fique pensando no que quer dizer enquanto está ouvindo, isso atrapalha;
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Procure não interromper;
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Aprenda a diferenciar quando a pessoa quer apenas desabafar e quando espera respostas, posições ou conselhos;
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Ao conversar com crianças, tome cuidado para não inibí-las. Faça perguntas para ter certeza que entendeu o que foi dito;
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Quando for sua vez de falar, faça um resumo do que captou para certificar-se que entendeu corretamente;
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Tenha paciência, às vezes a conversa pode demorar mais do que você gostaria ou você pode receber mais críticas do que esperava, mantenha a calma;
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Cuide para não alterar o tom/volume da voz;
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Trate como gostaria de ser tratado, essa iniciativa pode ser difícil, mas dá ótimos resultados;
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E lembre-se: o principal erro do ouvinte é não ouvir!
Suzana A. Ribeiro é casada, mãe de duas garotinhas adoráveis e atualmente está esperando sua terceira filha. Dona de casa, estudante de Letras e escritora nas horas livres. http://escritorasuzanaribeiro.blogspot.com.br/