Como ser um cristão mais cristão

Veja 15 atitudes que aqueles que tomaram sobre si o nome de Cristo devem desenvolver para representá-lo melhor.

Erika Strassburger

Cristão é todo aquele que crê em Jesus Cristo como o Filho de Deus, o Salvador e Redentor da humanidade. É aquele que sabe que a tumba ficou vazia naquele domingo de páscoa, pois seu espírito e seu corpo uniram-se novamente e Ele voltou à vida para nunca pais morrer.

Um verdadeiro cristão crê no poder curador do sangue de Cristo, derramado no Jardim do Getsêmani em agonia extrema, e vertido na cruz através de seus ferimentos. Ele crê que Cristo é o Messias prometido pelo Pai para expiar pelos nossos pecados. Ele crê nos ensinamentos do Evangelho de Cristo e está disposto a segui-los.

Levando em consideração os princípios e doutrinas do Evangelho de Cristo, veja quais devem ser as atitudes de um verdadeiro cristão:

1. Ele honra o nome de Cristo que tomou sobre si

Dizer-se cristão é uma afirmação que implica em grande responsabilidade. Um bom cristão precisa preocupar-se com o exemplo que dá.

2. Dá a devida importância às palavras de Cristo e às de quem Ele enviou

Um bom cristão não ignora os mandamentos, não menospreza os ensinamentos de Cristo e quer imitar seu exemplo. Ele preocupa-se em dar ouvido aos verdadeiros profetas que Ele enviou, como porta-voz da Sua vontade para a humanidade, não os rejeita, tampouco sua mensagem. Por isso, procura ler diariamente as escrituras sagradas, para saber o que se espera dele e fica atento à voz daqueles que Ele enviou.

Advertisement

3. Busca compreender a natureza da deidade

O verdadeiro cristão tenta compreender a natureza do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ele busca revelação, por oração e jejum, porque quer conhecê-Los como realmente são. Ele não quer se deixar enganar. Ele não se contenta com nada além da verdade.

4. Abandona os hábitos, costumes e tradições do mundo

O cristão de verdade não se deleita na iniquidade. Ele procura ter hábitos saudáveis e costumes louváveis. Ele não se deixa levar por tradições que vão de encontro aos ensinamentos de Cristo. Pacificamente, ele recusa qualquer oferta que lhe afastará do caminho da salvação.

5. Busca uma mudança de coração

O verdadeiro cristianismo requer uma mudança de atitude, a conversão do indivíduo. A verdadeira conversão vem de dentro para fora e não de fora para dentro. O cristão muda de atitude e de coração. Não é algo somente exterior. Ele reconhece seus erros e muda por si mesmo, em vez de mudar por estar sendo pressionado a fazê-lo.

6. Retorna imediatamente ao caminho reto, caso tenha uma recaída

Um bom cristão pode se enfraquecer e cair. Mas ele não se dará por vencido. Antes, levanta-se rapidamente e busca corrigir seus erros e retornar ao caminho.

7. Apascenta as ovelhas

Um cristão que realmente ama Cristo atende ao seu chamado “Apascenta as minhas ovelhas.João 21:16. Ele olha para o lado e procura aqueles que precisam ser apascentados, seja na igreja, no trabalho, na escola, na vizinhança, na família, onde quer que estejam.

Advertisement

8. Pratica a religião pura

Cristo admoestou: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” Mateus 7:21. O Evangelho de Jesus Cristo é um Evangelho de ação. O cristão sabe disso e esforça-se para guardar todos os mandamentos.

9. Busca ser humilde

Ele não se sente superior aos demais, por ter encontrado o caminho. Pelo contrário, sente-se responsável pelo que sabe e deseja que todos tenham as mesmas bênçãos que ele tem.

10. Ama como Cristo amou

Ele leva a sério a escritura que diz “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” João 13:35. Ele não tem inimigos. Em vez disso, esforça-se por colocar em prática o ensinamento de Cristo que diz: “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.Mateus 5:44.

11. Exerce fé

É fiel ao Senhor mesmo em meio às mais terríveis tribulações. Ele sente que tudo pode “em Cristo que [o] fortalece“. Filipenses 4:13. Além disso, ele sabe que a fé sem obras é morta e que “pelas obras [sua] fé [é] aperfeiçoada.Tiago 2:22.

12. Tem paciência

Um cristão de verdade sabe esperar. Não desiste de prosseguir pelo caminho estreito e apertado. Ele segue a admoestação de Tiago:“Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima”. Tiago 5:8.

Advertisement

13. É pacífico

Um bom cristão não critica aqueles que pensam ou creem em algo diferente. Não é preconceituoso, não persegue, não se mete em brigas de qualquer tipo, tampouco apoia tais condutas. Pois ele sabe que “bem-aventurados [são] os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.” Mateus 5:9.

14. Perdoa

Um homem cristão sabe que perdoar seu próximo é fundamental para que ele possa receber perdão para seus próprios pecados. É a condição estabelecida pelo Pai. Ele deve perdoar tantas vezes quantas forem necessárias, conforme é ensinado em Mateus 18:21-22.

15. Persevera até o fim

Esse é o objetivo de um bom cristão. Ele não desiste na metade do caminho, pois sabe que “aquele que perseverar até ao fim será salvo.” Mateus 24:13.

Estes são alguns atributos e atitudes de um verdadeiro seguidor de Cristo. O segredo está em praticar aquilo que se aprende. Não é uma missão impossível, porém requer esforço, ânimo e disciplina.

Isso é, com certeza, o que Cristo espera de nós. Pois Ele mesmo disse “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”. Mateus 5:48.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.