Como ser uma pessoa bem-humorada

Quinze dicas práticas para treinar o bom humor e colocá-lo em prática na vida.

Suely Buriasco

Pessoas bem-humoradas são mais interessantes, conquistam com maior facilidade seus objetivos, pois parecem “abrir portas” com a sua alegria e simpatia. O senso de humor é ainda primordial para a superação das dificuldades da vida.

Segundo o psiquiatra Teng Chei Tung, do hospital das Clínicas de São Paulo “Você precisa de tristeza e de alegria para ter um convívio social adequado. A alegria favorece a integração e a tristeza propicia a introspecção e o amadurecimento”.

Se você não é naturalmente uma pessoa bem-humorada, a boa notícia é que pode fazer um treinamento e se esmerar nisso. Observe essas dicas:

1- Se você tem dificuldades com o seu humor saiba que isso pode ser hormonal; um bom início é procurar um médico.

2- Cuide da sua alimentação; uma dieta saudável ajuda na sua disposição, energia e, claro, melhora o seu humor. Uma reeducação alimentar é fundamental para o seu bem-estar.

Advertisement

3- Pratique exercícios, atividades físicas estimulam a produção de endorfina, um tipo de neurotransmissor associado ao bem-estar.

4- Durma bem, o sono é um ótimo antídoto para a irritabilidade que detona qualquer boa sensação no dia.

5- Cultive a sua autoestima; valorize-se, comemore suas conquistas e seja menos exigente com você.

6- Procure encontrar motivos para rir; vale filmes, teatro, programas de TV, enfim, observe o que provoca o seu riso e cultive esses hábitos. Faça o que lhe dá prazer.

7-Seja uma pessoa mais flexível, saiba encontrar o lado bom das coisas e divida suas boas impressões com as pessoas que rodeiam você.

Advertisement

8-Conviva com pessoas alegres, de alto-astral e que incentive o seu bom humor.

9- Não leve as coisas tão a sério; claro que não se pode brincar com tudo, mas excesso de preocupação, inquietude e angústia não ajudam em nada.

10-

Experimente rir de você mesmo e das coisas do dia a dia; busque o lado cômico das pequenas coisas da sua rotina.

11-

Busque o lado engraçado dos acontecimentos inesperados também; uma atitude desastrada ou mesmo um tombo podem ser motivo de riso, desde claro, que aconteça com você mesmo.

12-

Cultive bons pensamentos, alimente boas ideias, pense positivo e coloque isso em prática, ou seja, manifeste boa disposição e ânimo.

Advertisement

13-

Freie as reclamações, não lamente os acontecimentos negativos; diante de dificuldades gaste suas energias no sentido de solucioná-las.

14-

Desenvolva empatia com as pessoas, procure ser uma pessoa sociável e simpática; compreenda os que rodeiam você e tenha uma visão positiva delas.

15-

Lembre-se que ninguém consegue mudar de uma hora para outra, mas qualquer um pode iniciar um treinamento no sentido de alcançar o objetivo a que se propõe. Por isso, persista!

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.