Como trabalhar em casa
Ter um home office não é difícil. Veja aqui como fazer e boa sorte!
Fernanda Ferrari Trida
Não ter que enfrentar trânsito pesado todos os dias, colegas que mais atrapalham que ajudam e outros poréns que qualquer trabalho traz é um sonho que pode ser realizado. Abrir um escritório em casa (home officeou trabalho remoto) já é tido como objetivo para muitos brasileiros e vários empresas vêm estimulando seus funcionários a fazerem isso.
De acordo com uma pesquisa feita em 2012 pela consultoria de recrutamento Robert Half com diretores da área de Recursos Humanos do mundo todo, o Brasil ficou em terceiro lugar no ranking dos países que tiveram aumento no número de pessoas que fazem trabalho remoto. Outra pesquisa, também de 2012, feita pela consultoria Hays, que recruta profissionais para gerência, mostrou que 31,2% das empresas brasileiras já adotam o esquema de home office para seus funcionários.
Trabalhar em casa é sinônimo de sustentabilidade para muitas empresas e de conveniência, flexibilidade e qualidade de vida para os funcionários. Mas saiba que para fazer um home office ter sucesso, você deve ter uma rotina regrada e obedecer a alguns preceitos básicos.
1. Transforme um cômodo da casa em escritório
Esse é um processo que deve envolver toda a família. Você sabe das necessidades que sua atividade precisa em termos de espaço. Mas, trata-se da casa que você divide com seus familiares. Assim, eles também devem opinar para que não fiquem confinados a um espaço que não gostam ou para que seu escritório não se torne uma sala de reunião dos membros da família. Outro ponto importante é que o cômodo escolhido não fique junto da área íntima da casa, pois se você tiver que receber clientes, não vai querer que compartilhem de sua vida pessoal.
2. Iluminação
Escolha um cômodo bem iluminado, que tenha preferencialmente uma janela, pois a luz natural auxilia nos processos criativos. Pense também em iluminação artificial de qualidade, pois se tiver que trabalhar à noite, não poderá depender de abajures emprestados do restante da família.
3. Internet rápida
Para se ter um home office funcional e de qualidade, você precisa de um computador eficiente e de internet rápida. Não dá para ficar esperando a conexão ser restaurada para que possa enviar um e-mail para um cliente importante.
4. Mobília
Dependendo de sua atividade, você só vai precisar de uma cadeira e uma mesa confortáveis, num primeiro momento. Armários, prateleiras e outros móveis necessários serão adquiridos conforme você precisar. Não tenha pressa em gastar dinheiro com isso. Invista com sabedoria e aos poucos.
5. Linha de telefone particular
Dividir o telefone da família com o escritório não dá certo. Tenha sua própria linha telefônica, seja ela fixa ou móvel. Você precisa ter uma linha de acesso a seus clientes e chefes livre de crianças, adolescentes, empregadas e amigos para que seu negócio dê certo. Imagine se um cliente liga para sua empresa e quem atende é seu filho pequeno? Não passa uma imagem de organização.
6. Separe vida pessoal de vida profissional
Se sua atividade exige que você trabalhe no horário comercial, sua família deve ser instruída a deixá-lo sozinho para que consiga produzir. Você deve explicar à família o que significa trabalhar em casa e como é a sua metodologia para fazer isso. Mas entenda que seus filhos e cônjuge estão felizes por tê-lo em casa e que a adaptação pode levar um tempo tanto para eles quanto para você.
Lembre-se de que se tem filhos pequenos, vai precisar de alguém para ajudar. Por mais que se tente, as crianças não conseguem entender plenamente o que é ter o pai ou a mãe em casa e não poder ter acesso a eles. Assim, trabalhe quando eles estiverem na escola ou contrate uma babá. Mas sempre reserve um tempo para atendê-los.
Neste artigo você pode encontrar algumas dicas de trabalhos que podem ser feitos em casa.