Como trabalhar em equipe em família

Há muitas oportunidades de ajudar em família. Com a colaboração de todos e trabalho em equipe haverá mais momentos de lazer e união. Pratique a pergunta: "O que eu posso fazer por você?

May 29, 2013   |   131 views   |   30 shares
  • Quando uma tarefa é distribuída entre várias pessoas, ela se torna mais rápida e fácil, além de proporcionar mais momentos de descontração após concluída.

    O trabalho em equipe é algo muito valorizado no mundo dos negócios, mas ele também pode e deve ser empregado no lar, na família. Quando todos se ajudam em casa, se tornam mais unidos e passam momentos de trabalho e lazer juntos.

  • Distribuição de tarefas

    Cabe à mãe, normalmente, cuidar das tarefas domésticas. Porém, são tantas, que muitas vezes se torna impossível terminá-las no mesmo dia. Lavar, passar, arrumar, guardar, limpar. São muitas as responsabilidades que uma ajudinha não é nada mal. Para ajudá-la e iniciar o trabalho em equipe cada membro da família pode, por exemplo, ter a responsabilidade de arrumar sua própria cama e seu próprio quarto, além de dividirem-se com os cuidados com a louça após a refeição. Isso já a ajudará muito, e fará com que sobre mais tempo para ela desfrutar com a família.

  • Apoio à pessoa que provém o sustento da família

    Ao pai, que normalmente é o que sai para trabalhar, sobram poucas horas junto de sua família. Como ajudá-lo? O que os outros membros da família podem fazer para dividir suas responsabilidades? Se ao término da semana, todos juntos, puderem ajudá-lo com seus afazeres será muito valioso. Lavarem o carro juntos, apararem a grama são um bom exemplo. Além de trabalharem juntos nesses afazeres passarão momentos agradáveis, onde poderão contar um com a companhia do outro. Há também outras oportunidades de colaborar, como agendar uma consulta médica ou um exame, de maneira que ele não precise se ausentar de suas tarefas profissionais, e é também uma maneira de trabalhar em equipe.

  • Cumprir as obrigações e aprender a se esforçar para colaborar com todos

    Os filhos frequentemente têm a responsabilidade de estudar e podem contar com a ajuda dos outros membros da família também. Naqueles momentos de estudo o apoio de outro familiar pode fazer a diferença e trazer a compreensão para garantir um melhor resultado.

    Todos, dentro de uma família, podem ajudar-se e trabalharem em equipe. A família pode ser uma “equipe bem-sucedida” se todos tiverem disposição e desejo de colaborar e estarem juntos. Quando as tarefas acabarem, haverá mais tempo para dedicarem-se a seus passatempos favoritos.

  • Unirem-se em objetivos comuns

    Quando há menos egoísmo, há mais felicidade. Os fardos são divididos e não se tornam mais tão pesados. Muitas vezes, uma simples pergunta do tipo “O que posso fazer por você?“ faz tudo parecer melhor.

    Da próxima vez que estiver em família, pense nisso e pratique a pergunta: “O que posso fazer por você?“. Você verá quantas oportunidades de ajuda e trabalho existirão e que proporcionarão momentos agradáveis juntos.

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

Junte-se a milhõese fortaleça sua família todos os dias
-------------------------- ou --------------------------
Advertisement
Deixe-nos sua opinião ou sugestão
 

Muito obrigado por inscrever-se em nossa newsletter. Aproveite os artigos mais recentes

A melhor informação para você e sua família

Curta-nos no Facebook e receba atualizações úteis e inspiracionais na sua linha do tempo.

×

Eu já curti Familia.com.br no Facebook.