Como vencer a timidez e aprender a enfrentar a vida com coragem e determinação

Reflexões sobre a timidez, como ela pode ser prejudicial e o que fazer para vencer os próprios medos e enfrentar a vida com coragem e determinação.

Suely Buriasco

Essa brilhante citação do médico psiquiatra Augusto Cury merece profundas reflexões. A timidez é um enorme obstáculo para o sucesso, até porque inibe a iniciativa e coloca a pessoa em posição inativa. Esse retraimento é manifestado num pavor intenso de ser rejeitado, humilhado ou ignorado. Assim a pessoa prefere calar-se e viver isolada, pois é uma característica marcante no tímido a inabilidade social.

Para as pessoas que sentem que a timidez causa prejuízo na própria vida é importante compreender como ela se manifesta e de que forma pode superá-la.

Três componentes

O psicólogo Miguel Lucas no artigo intitulado“Como superar a timidez”,publicado neste site, levanta e define três componentes sob os quais a timidez se desenvolve:

  • Excesso de autoconsciência.Você está muito consciente de si mesmo, particularmente em situações sociais.

  • Excesso de autoavaliação negativa.Você tende a ver-se negativamente.

    Advertisement
  • Excessiva autopreocupação.Você tende a prestar muita atenção a todas as coisas que está fazendo de errado quando está perto de outras pessoas.

Sem dúvida encontramos a baixa autoestima enraizada em todos os componentes descritos. O acanhamento excessivo pode, pois, ser resultado do perfeccionismo e do sentimento de intimidação diante daquilo que a pessoa não se considera capaz de executar.

Como vencer a timidez

O primeiro passo para vencer a timidez é reconhecer os momentos ou situações em que ela parece mais determinante. É preciso saber, por exemplo, se o problema maior é com a fala, com exposição pública ou qualquer outra coisa. A pessoa precisa definir os próprios medos. Depois é preciso determinar quais os pensamentos que surgem nessas ocasiões para avaliar qual o tipo de fobia. De forma geral pode-se sugerir algumas dicas:

  • Fuja do isolamento, procure envolver-se em atividades que o façam conviver e se relacionar com outras pessoas. Inicie esse processo conversando com pessoas estranhas, a fim de não se sentir tão exposto.

  • É importante que você assuma uma postura pela qual tente fazer sua família entender e respeitar seus direitos. Participar da vida familiar, emitindo opiniões é uma boa medida nesse sentido.

    Advertisement
  • Busque melhorar a sua autoestima evidenciando as suas qualidades e jamais permita a ideia de que você não merece se relacionar com pessoas ou não tem competência para isso.

  • Ajuda psicológica é muito importante e facilita muito.

A atitude faz a diferença

O que podemos observar é que a pessoa tímida não tem iniciativa e se priva das próprias vontades para manter-se na ilusão da segurança provocada pelo ostracismo. Entretanto, ninguém pode ser feliz sem se sentir parte integrante e ativa de uma sociedade. Aprender a lidar com a timidez é enfrentar os próprios medos e superá-los, afinal todo ser humano está sujeito a erros e não é reprimindo as próprias ações que eles serão evitados. No processo de vencer a timidez e socializar-se a atitude faz toda a diferença; é pela ação contrária a uma força negativa que se pode impor uma força positiva. Superar a timidez é um trabalho difícil e doloroso, mas que representa a conquista da liberdade tão necessária para alcançar satisfação íntima.

Nas palavras do filósofo e psicólogo William James: “Os seres humanos podem alterar suas vidas alterando a atitude mental”.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.