Compreendendo as 5 linguagens do amor
Como compreender ou melhorar a linguagem de amor? Veja este artigo e aprenda a exercitar ainda mais suas afeições por quem tanto ama.
Fernanda Ferraz
Segundo o Dr. Gary Chapman, existem cinco linguagens para o amor, que são: toque físico, palavras de afirmação, tempo de qualidade, atos de serviço e presentes.
No início de um relacionamento, existe todo um clima romântico no ar, mas com o tempo e a rotina estabelecida, os filhos, o estresse e o cansaço, muitas das atitudes como descritas acima, que fazem parte da linguagem do amor, parecem que simplesmente desaparecem… Mas dizemos sempre que: se o amor é verdadeiro deve perdurar para todo sempre. Então, por isso, falaremos hoje como você pode exercitar essas cinco linguagens do amor em seu casamento.
1. Toque físico
O toque físico é essencial num relacionamento equilibrado. Tocar, sentir o outro, ter carinho e demonstrar carinho representa uma das formas mais intensas da linguagem do amor. É natural, quando amamos, querer abraçar, beijar, fazer carinhos nos cabelos, andar de mãos dadas e se jogar nos braços do outro. O amor é lindo! Quando sentimos o amor explodir dentro de nós, o desejo de transmitir o que se sente se torna extremamente necessário.
Se você ama, comece a demonstrar mais o amor que você sente:
- Sentem-se no banquinho da praça, como faziam no início do namoro.
- Tomem sorvete juntos.
- Riam um das “palhaçadas” do outro.
- Aprenda a ouvir mais e a estar mais atento as feições do cônjuge.
- Faça cafuné.
- Ajude seu cônjuge a desestressar, fazendo uma bela massagem relaxante.
- Olhe em seus olhos.
- Toque em suas mãos.
- Toque em seu rosto.
- Encoste-se no cônjuge e ouça as batidas do seu coração.
- Seja casto ao seu cônjuge.
Atitutes de amor sempre unem e fortalecem ainda mais o elo familiar.
2. Palavras de afirmação
As palavras também são outra linguagem eficaz para o amor, da mesma maneira que com palavras você pode magoar alguém, com as palavras certas e imbuídas de amor, você consegue tocar o coração, transmitir suas necessidades, seus medos, desejos e confiança.
Palavras de afirmação são vitais para o bom equilíbrio do relacionamento. Experimente dizer mais:
- Amo muito você!
- Você é minha luz do dia!
- Minha flor.
- Minha princesa.
- Meu sol.
- Você me faz feliz!
- Como você é inteligente!
- Você é linda!
- Você é muito importante para mim!
- Fale com carinho.
- Seja brando nas palavras, inclusive para resolver problemas.
Existem muitas palavras positivas que você pode falar para demonstrar seu afeto e zelo, elogios sempre são bem-vindos, eles aumentam a autoestima do cônjuge e demonstram que você sabe reconhecer o esforço que o outro tem para a família. Isso significa que verbalmente você demonstrou seus sentimentos.
3. Tempo de qualidade
O tempo dedicado ao outro não poderia ser menos importante. O tempo de qualidade que dedicamos ao cônjuge faz com que ele perceba nossas intenções e prioridades familiares, traz felicidade para ambos. Significa que nada, nem ninguém terá sua atenção naquele momento, porque o tempo naquele momento pertence somente a vocês dois!
Ainda costumam separar aquele tempo por semana para curtirem sozinhos e namorar? Esse tempo pode representar ter que dar mais assistência ao lazer.
4. Atos de serviço
Quanto de você tem dedicado a esse relacionamento? Você acha que precisa melhorar, onde?
Não pense que é tolice, mas toda mulher gosta de ser ajudada nos afazeres domésticos. Se você, como marido zeloso, puder ajudar em algo, será uma grande contribuição e pontos a somar!
A esposa, por exemplo, ama quando seu esposo a ajuda com os pratos, lavá-los sozinho é uma grande demonstração de serviço e amor, entre outras atitudes.
5. Presentes
Também não podemos nos esquecer dos presentes… Toda mulher gosta de receber presentes, os homens também, é claro!
Sabe quando você inesperadamente recebe uma lembrança, cartão, flores, ursinho de pelúcia ou qualquer presente material, por mais simples que seja, mas que faz seu coração “acender”? Essa é uma ação bela, que deixa a marca gravada nos sentimentos, lhe dá a certeza de que mesmo em sua ausência, o outro se lembrou de você.
Dicas como essas contribuirão para melhorar seu relacionamento, facilmente você conseguirá perceber o amor de sua esposa. Dizem que são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença! Eu concordo!
Agora, cabe a você analisar todas as opções citadas e começar a empenhar-se a demonstrar ainda mais essas linguagens de amor, porque independente do tempo de casados ou quão velhos e ranzinzas sejam… _O amor verdadeiro nunca acaba, pois quanto mais amor se dá, mais amor se tem!_